Empresa procura petróleo no Barreiro



Técnicos demoram três anos a dizer se há, ou não, petróleo no Barreiro 

Os estudos técnicos ao encargo duma equipa especializada da Oracle Energy Corporation na prospeção de petróleo e gás natural no Barreiro vão demorar cerca de três anos, sem qualquer impacto prático no terreno. Carlos Humberto, presidente da Câmara do Barreiro, realça a importância que esta iniciativa pode ter para o desenvolvimento local, mas não quer “vender gato por lebre”. Os estudos decorrem também noutros pontos do distrito de Setúbal. 

Empresa anda há procura de petróleo no Barreiro 

Há algum tempo que a Câmara do Barreiro tinha conhecimento sobre o contrato de prospeção e pesquisa de gás natural e petróleo entre a Direção Geral de Energia e Geologia e a empresa canadiana Oracle Energy Corporation. Carlos Humberto deposita esperanças no estudo sobre as potencialidades do terreno, mas sempre com a consciência da “eventualidade do cenário de inexistência de petróleo ou gás natural”.
“Mesmo se for detetado algo no solo barreirense, é sempre necessário avaliar os prós e contras, já que pode não ser suficiente para acarretar os custos eminentes à sua exploração”, diz o presidente da câmara municipal. A prospeção e pesquisa de gás natural e petróleo será em todo o distrito de Setúbal, sendo o Barreiro o ponto de partida.
Carlos Humberto entende ser necessária muita moderação quando se aborda este assunto, mas revela as altas expetativas que a população possui em relação à possibilidade de haver petróleo no Barreiro. “Muitas pessoas perguntam se de facto existe petróleo mas cabe aos especialistas determinarem a sua existência”, afirma o autarca, que reconhece o atrativo que o petróleo pode ter para o investimento privado no concelho para combater problemas como o desemprego.


 Agência de Notícias 

Comentários