Eleito Por Um Dia em Sesimbra


Jovens acompanham um dia na vida de um presidente de Câmara

Foi com uma breve caraterização do concelho que o presidente da Câmara de Sesimbra, Augusto Pólvora, recebeu Beatriz Costa, Mariana Vaz e Beatriz Bartolomeu as três alunas da Escola Básica Integrada da Quinta do Conde, acompanharam um dia de trabalho do autarca, no âmbito do projeto Eleito Por um Dia, promovido pela Assembleia Municipal. O projeto que decorreu ontem foi “motivante e descobridor” para as três jovens.
Jovens acompanharam trabalho autárquico durante um dia, em Sesimbra 

“É importante que conheçam o concelho onde vivem, que conheceu, nos últimos quarenta anos, uma grande evolução”, disse Augusto Pólvora, lembrando algumas dessas transformações. 
“O nosso concelho está tradicionalmente ligado à pesca e à agricultura”, referiu. “A partir dos anos 70, o turismo cresceu fortemente e, apesar de ainda hoje a pesca continuar a ser um setor primordial, há uma aposta forte da autarquia em tornar Sesimbra uma referência turística no país e no mundo”, acrescentou o presidente. Mariana Vaz, a participar no Eleito Por Um Dia pela primeira vez, mostrou-se surpresa com alguns dados. “Estou a descobrir muito sobre Sesimbra”, confessou. “Sou do Algarve mas estou a viver na Quinta do Conde e desconhecia certos pormenores sobre o concelho, como o facto da Quinta do Conde ter nascido de forma ilegal e de na vila a população ser cada vez mais reduzida”.
Já Beatriz Bartolomeu, a participar pelo segundo ano, realça a importância da iniciativa. “Sinto que sou uma pessoa com um olhar diferente, ou seja, já tenho uma outra visão sobre determinados assuntos e sobre o concelho”. No primeiro ano, explica que teve um papel mais passivo. “Quis observar mais o que os autarcas faziam e registar o mais possível sobre tudo o que me foi apresentado”. Mas este ano, garante que quer ter um papel mais interventivo. “Já sei como posso dar o meu contributo e desta vez quero partilhar as minhas ideias”.´

“Muito interessante para os jovens tomarem contacto direto com o trabalho dos autarcas”
Também a repetir a experiência, Beatriz Costa considera “muito interessante para os jovens tomarem contacto direto com o trabalho dos autarcas que no fundo gerem o nosso concelho”. Para esta jovem de 14 anos “o dia foi muito produtivo”.
Depois de reunidas com o presidente da Câmara Municipal as alunas conheceram alguns dos gabinetes existentes no edifício principal da autarquia. A visita incluiu ainda uma breve explicação sobre as funções, competências e deveres de uma Câmara Municipal.
No período da tarde, e após o almoço no refeitório municipal, as jovens acompanharam o presidente na visita às obras de requalificação que estão a decorrer no Núcleo Urbano Antigo de Sesimbra, na Fortaleza de Santiago e na Lagoa de Albufeira.

Agência de Notícias 

Comentários