Cidade Europeia do Vinho trouxe mais turismo a Palmela

Um título que chamou mais turistas à vila de Palmela em 2012


O setor turístico de Palmela teve um acréscimo “significativo” durante o ano de 2012 face aos anos anteriores, principalmente devido ao título que o município ostentou de “Cidade Europeia do Vinho”. Ana Teresa Vicente, presidente da Câmara de Palmela, admite que as 118 iniciativas “serviram para melhorar a qualidade e promoção dos vinhos da região”, além de ter chamado a atenção para um setor da economia que é muito importante.

Câmara de Palmela feliz com os resultados da iniciativa a nível europeu 

“É preciso haver ainda mais investimento no setor vitivinícola de forma a criar mais emprego e gerar mais riqueza”, prossegue Ana Teresa Vicente. Durante o ano de 2012, Palmela recebeu mais de 330 mil visitantes, foram registadas mais de 72 mil dormidas e realizadas 118 iniciativas sob a insígnia de “Cidade Europeia do Vinho” que em 2013 é entregue ao município de Marsala, em Itália.
José Arruda, secretário geral da Associação de Municípios Portugueses de Vinho (AMPV), destaca a qualidade do projeto desenvolvido por Palmela na primeira edição do título europeu vinícola, dando ênfase à dinamização do património local que o título permitiu. “Todos os envolvidos no programa fizeram com que Palmela firmasse a construção da sua identidade que tem no centro o vinho”, realça José Arruda.

Promoção dos vinhos em Palmela não pode abrandar
O Festival Queijo, Pão e Vinho, a Mostra de Vinhos de Marateca e Poceirão em Fernando Pó, o Festival do Moscatel, o Dia do Vinho, a 50ª Festa das Vindimas, o Dia Europeu do Enoturismo, as Experiências com Sabor, os Jantares Vínicos, os Sons do Vinho e os Cruzeiros Enoturísticos foram as principais iniciativas que integraram o programa da Cidade Europeia do Vinho. Para Ana Teresa Vicente, a promoção dos vinhos em Palmela não pode abrandar agora que o título de Cidade Europeia do Vinho já não está associado ao concelho.
“As taxas máximas aplicadas ao setor e o corte nos subsídios fazem parte duma estratégia do Governo que não resulta e que deve ser substituída”, admite a presidentedo município de Palmela, que dá ainda destaque ao consumo moderado do vinho. “Há várias formas para que o vinho possa ser consumido em moderação, apelando a uma consciencialização para uma atitude didática para com o vinho, em vez de se criarem dificuldades económicas para o setor”, diz Ana Teresa Vicente.

A vez da Vidigueira  
Em 2009, Palmela foi cidade do vinho, título nacional que em 2013 é ostentado pela Vidigueira, no distrito de Beja, e que pode “dinamizar a economia local do Alentejo profundo”, afirma Manuel Narra, presidente da câmara local. Para o autarca, a Vidigueira sofre de “carências cada vez mais acentuadas no que diz respeito ao aumento da produtividade, emprego e desenvolvimento da região que todos os anos perde habitantes”. O Alentejo torna-se assim na primeira região do país a ostentar o título cidade do vinho, depois de em 2010, Beja ter sido eleita a cidade do vinho. Em 2011 o título foi para o Minho, para Viana do Castelo.

Agência de Notícias 

Comentários