Carnaval de Setúbal


Palhaços em vez de corso

Ontem à noite, na tenda multiusos do Largo José Afonso, estreou a cegada “Vão p´rá Troika que os pariu!”, em jeito de pontapé de saída dos festejos carnavalescos. Para as tardes de domingo e terça-feira gorda, haverá desfiles de mascarados e palhaços, naquele mesmo espaço da avenida Luísa Todi. Corsos só em Julho, no Carnaval de Verão.  Quem não se importou com a falta de um Carnaval a sério, foram as crianças que ontem pintaram a praça do Bocage de mil cores e mil fantasias.


Carnaval de Setúbal troca o tradicional desfile por palhaços na Avenida 
A cegada produzida e encenada pela Associação do Carnaval e Outros Eventos (ACOES) estreou ontem e voltará ao palco da tenda multiusos montada no Largo José Afonso na tarde (16 horas) de hoje, sábado. O bilhete custa 3,5 euros.
“Vão p´rá Troika que os pariu” é uma sátira à actualidade política e social. Na noite de hoje, igualmente naquele espaço, terá lugar um baile de Carnaval.

Nesta época, diz por quem lá passa, o Largo José Afonso “faz lembrar a Feira de Sant´Iago, quando o certame se realizava naquele espaço”. Há vários carroceis e até um circo instalado, que traz à memória os tempos em que a maior festa de Setúbal [entre Julho e Agosto] ali assentava arraiais.

Na tarde de domingo (16 horas), naquele mesmo espaço vai ter lugar a iniciativa “Carnaval dos Talentos”, concurso de máscaras “O Ídolo da Minha Vida” dedicado aos heróis preferidos, aberto a todos, no auditório José Afonso, um apelo a grupos espontâneos e individuais.

Lembre-se que desta feita, a ACOES não levou por diante a organização de corsos carnavalescos, com carros alegóricos montados pelo movimento associativo do Concelho, tal como vinha sendo realizado nos últimos anos.

A excepção será do Grupo Desportivo da Fonte Nova que produziu um carro alegórico alusivo ao “Far West”, com 50 foliões, o qual vai a abrir o cortejo, engrossado por grupos espontâneos, mais ou menos organizados. Isto acontecerá nas tardes de domingo e terça-feira de Carnaval.


Preparar maior concentração de palhaços para 2014

Na terça-feira gorda voltará a haver actividades de Carnaval, com “O Circo vem à Rua”, numa apresentação do Circo Nómada, seguida, às 16 horas, de um encontro em que os populares são convidados a mascarar-se de palhaços, numa tarde com brindes e surpresas, no Largo José Afonso.

O presidente da ACOES, Bruno Frazão, faz um apelo à participação de mascarados, em jeito de preparação, “para que, no próximo ano, esta iniciativa ganhe o direito a entrar no Livro do Guiness, como a maior concentração de palhaços”.

Garantia deixada por Bruno Frazão é que vai haver corso carnavalesco no Verão, adiantando já haver tal concordância com seis colectividades do Concelho, associadas da ACOES.

Para a noite (21.30 h) de segunda-feira, no Fórum Municipal Luísa Todi, está agendado o espectáculo de eleição da Rainha do Carnaval, com a participação de 9 candidatas, maioritariamente em representação do movimento associativo do concelho. A orquestra azeitonense “Bohémia” e variedades fazem igualmente parte do programa agendado para o Fórum, sendo que o ingresso custa 4 euros.



Mil crianças na Praça do Bocage
Um milhar de crianças desfilaram ontem pela baixa da cidade 
As personagens da Walt Disney do jardim de infância “O Côco” venceram o concurso infantil de fantasias do Carnaval de Setúbal 2013, realizado ontem, durante a manhã, com a presença de perto de um milhar de crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo.
Na Praça de Bocage, num ambiente de muita alegria e animação, sempre ao som de ritmos carnavalescos, as crianças, pais e avós fantasiados das personagens “Mickey” e “Minnie” mereceram a distinção do júri do concurso, que avaliou critérios como originalidade, criatividade e aproveitamento de materiais na confeção das máscaras.
O tema “Mar Pedagógico – Rio Azul”, das crianças da EB1 n.º 3 do Montalvão, com elementos simbólicos e alusivos à fauna do Sado, arrecadaram o segundo lugar, enquanto os “Distritos de Portugal”, que fantasiaram as crianças do Jardim de Infância VivaKids ficaram com o terceiro prémio.
Além das distinções das melhores fantasias, todas as crianças dos dez estabelecimentos de ensino do concelho que participaram nesta iniciativa ganharam entradas para o Circo Nómada, instalado no Largo José Afonso, epicentro das atividades carnavalescas deste ano em Setúbal.
Na iniciativa que deu início aos festejos de Carnaval na cidade, a vereadora Carla Guerreiro enalteceu a originalidade e preparação das fantasias e agradeceu o “apoio e participação de toda a comunidade escolar” no evento.
A música carnavalesca e um insuflável ajudaram à festa da pequenada, que contou os “Pinóquios” do Jardim de Infância e ATL “O Palhacinho”, crianças do Jardim de Infância “O Girassol”, com o tema “O Mundo é uma Casa onde Todos podemos Morar”, e crianças da Creche e Pré-Escolar “Voar Mais Alto”, da Associação Baptista Shalom.
Na Praça de Bocage e nas ruas da Baixa, onde decorreu um desfile com todos os participantes, estiveram ainda fantasias variadas do Externato Casa Sant'Ana, de “Os Pinheirinhos”, da EB1 n.º 1 da Areias, de “O Sonho” e da Academia Luísa Todi.


Agência Notícias 

Comentários