Carnaval de Alhos Vedros


Um Carnaval que “não começou ontem” 

A Sociedade Filarmonica Recreio e Uniao Alhosvedrense, colectividade centenária, é a organizadora do Carnaval de Alhos Vedros, que irá realizar-se nos dias 10 e 12 de Fevereiro, com os habituais desfiles de carnaval com inicio pelas 15 horas. Este ano o desfile conta a história de carnavais antigos na vila. Animação, cor, baianas, alas alegres, quatro carros alegóricos e um samba inédito feito de propósito para esta edição, são os pontos fortes do cartaz. 

Alhos Velhos promete o melhor Carnaval de sempre 

Este ano, pela primeira vez, os mais de quinhentos foliões de Alhos Vedros, no concelho da Moita, vão sair às ruas da vila no próximo domingo e na Terça-Feira de Carnaval, ao som de um samba-enredo próprio.
E esta é, para já, a principal novidade da edição deste ano. Mas haverá mais surpresas durante o corso, diz o principal mentor do Carnaval, Cláudio Neves. “Vamos tentar que alguém cante o samba enredo ao vivo e todos os participantes terão de saber a letra do samba de cor”, diz o coordenador da secção de Carnaval da Sociedade Filarmonica Recreio e Uniao Alhosvedrense (SFRUA) que já organiza o entrudo local há 24 anos. “Isto tem de ser um orgulho para todos. Um orgulho podermos sair a cantar um samba feito só para nós”, diz Cláudio que confessou “andar em cima de todos os participantes” para que nada falhe no domingo e na terça-feira gorda.

Preparativos animados
Este ano com o Carnaval há entrar no calendário muito mais cedo, os prazos são apertados para que tudo siga em ordem. Os voluntários trabalham depressa mas sempre com vontade e com a disposição lá no alto. As costureiras aprumam os fatos. Sem elas não há Carnaval e há tanto para fazer mas ninguém ali se queixa das horas mal dormidas.
Nos ensaios a alegria é a nota fundamental. As jovens querem brilhar nas ruas da sua terra e, por isso, não se importam de passar horas a fio a aprender o samba original do Carnaval nem a aprimorar as danças que vão fazer amanhã e repetir na terça-feira.
Erica Levy, eleita a madrinha da Bateria da SFRUA, garante não estar nada nervosa com o cargo que lhe deram. A jovem da Baixa da Banheira já está habituada a cantar e a dançar em público. Esta será só mais uma (boa) experiência.

Um corso com muitas histórias
Catarina de Jesus, ao centro, é a rainha do Carnaval de Alhos  Vedros 
O Corso de Carnaval de Alhos Vedros sai à rua nos dias 10 e 12 de Fevereiro, às 15 horas, a partir da Praça da República até às Morçoas. Para homenagear todos os que, ao longo dos anos, contribuíram para que o Corso de Carnaval de Alhos Vedros se tornasse famoso, a Comissão de Carnaval da Sociedade Filarmónica Recreio e União Alhosvedrense “A Velhinha” vai contar a história do Carnaval local, desde o seu início, recordando os anos de ouro do desfile e outros momentos que marcam a história desta iniciativa, como as “paragens” obrigatórias junto ao coreto, na década de 80, os grandes bailes na “Velhinha”, os desfiles de grupos de mascarados, a celebração da Expo98 ou as comemorações do Europeu de futebol, em 2004. Este ano, pela primeira vez, o corso apresenta um samba inédito, concebido propositadamente para o Carnaval de Alhos Vedros. 
Afinal… o Carnaval de Alhos Vedros “não começou ontem”, dizem os organizadores. No corso, cada ala representa um ano. Há fatos novos, fatos adaptados, 12 alas e 4 carros alegóricos, menos um que é habitual nestas paragens. Mas há outras surpresas. “Este ano as baianas superaram as expectativas. Há 18. Vão representar três anos de loucura e ocupam muito espaço dentro do corso”, diz o coordenador.
O carro principal – como sempre – está reservado para a rainha do Carnaval [Catarina de Jesus]e para as suas damas de companhia [Bianca Pereira e Raquel Costa]. A Bateria mais as passistas que marcam hoje presença nos bailes de Carnaval. No Quebra Mar e no Pax em Alhos Vedros, e no Vela Latina em Sarilhos Pequenos. Repetem a dose na segunda-feira… noutros locais e noutros bailes populares. Para hoje, está marcada uma visita de alguns elementos do Carnaval ao programa da SIC, o Formigueiro. Será esta tarde.

SFRUA quer manter Carnaval para o ano

Em ano de muita crise e pouco dinheiro, o coordenador do Carnaval de Alhos Vedros espera, pelo menos, ter dinheiro para fazer o entrudo das bodas de prata, em 2014. O comércio local vai ajudando como podem e a fatia maior de apoio chega dos cofres da Câmara da Moita e Junta de Freguesia de Alhos Vedros. Os visitantes também contribuem através do peditório efectuado no dia dos corsos. É pouco, é verdade, mas dado com carinho.
O Carnaval de Alhos Vedros “tem uma longa tradição e é sempre um ponto de encontro de milhares de pessoas, sendo, sem dúvida um dos maiores eventos carnavalescos na Península de Setúbal”, diz a organização que espera milhares de pessoas nas ruas da vila para ver um Carnaval que… “não começou ontem”. Visite, se puder, Alhos Vedros e as suas gentes folionas.

Outras brincadeiras de Carnaval no concelho
Para hoje, 9 de Fevereiro, a Câmara da Moita preparou duas oficinas de carnaval, uma dedicada à criação de máscaras de carnaval com materiais reciclados, para crianças dos 6 aos 12 anos, que decorre às 15 horas, na Biblioteca Municipal de Alhos Vedros, e uma oficina de pinturas faciais, que decorre a partir das 14 horas, na Biblioteca Municipal da Baixa da Banheira, para crianças de todas as idades.
Os festejos de Carnaval no concelho da Moita terminam a 13 de Fevereiro, quarta-feira de cinzas, com a realização do Enterro do Bacalhau, organizado por um grupo de amigos foliões, às 21:30h, com encontro marcado para o Cais da Moita.

Agência de Notícias 

Comentários