Setúbal aprova construção de biblioteca

Autarquia aprovou abertura de concurso para projecto

A Câmara de Setúbal aprovou, na reunião ordinária de quarta-feira passada, a abertura de um concurso público para a elaboração do projecto da nova Biblioteca Municipal. O novo edifício ficará no Largo José Afonso e terá, no máximo, três pisos e custará mais de três milhões de euros.

Largo José Afonso irá receber nova Biblioteca de Setúbal

O Largo José Afonso, zona central da cidade de Setúbal, junto da Avenida Luísa Todi, é o local escolhido para a instalação da nova Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, num edifício construído de raiz, com um custo estimado, tendo em conta uma área bruta de 3.200 metros quadrados, de 3 milhões e 200 mil euros.
A criação de uma “biblioteca aberta, moderna e convidativa” com capacidade de ampliação e adaptabilidade, que se traduza num “objecto arquitectónico notável” de referência na cidade, mas em harmonia com a área, dotado de um comportamento energético exemplar, é o objectivo do concurso público para a elaboração do projecto, desenvolvido pela autarquia em parceria com a assessoria da Ordem dos Arquitectos – Secção Regional Sul, anunciou a autarquia sadina.
O edifício, com um máximo de três pisos, deve apresentar uma “linguagem formal aliada a uma estética contemporânea”, constituindo-se como um elemento estruturante na relação do centro histórico com a frente ribeirinha e um motor de reabilitação urbana do Largo José Afonso.
O projecto, cuja elaboração e demais obrigações decorrentes do contrato tem um preço-base de 340 mil euros, deve contemplar as áreas destinadas às várias valências funcionais do equipamento indicadas pela Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas de acordo com o número de habitantes do concelho – mais de 120 mil – os principais usufruidores do espaço.
O equipamento terá uma secção de adultos, com zonas de consulta de livros e jornais e de autoformação e salas de trabalho, de apoio a invisuais e de formação em tecnologias de informação, e uma secção infantil, que inclui, nomeadamente, área de animação e atelier de expressão.
Cafetaria, sala polivalente, sala de informática, áreas de trabalhos, sala de reuniões, zona de recepção e manutenção de documentos, central de depósito de documentos e casa-forte antifurto e catástrofe são outras valências do edifício, com uma área útil de 2.200 metros quadrados.

Oposição quer mais debate por causa do local
A realização desta obra está dependente da aceitação de uma candidatura de financiamento e, em face dos constrangimentos financeiros, o projecto de estacionamento a desenvolver terá uma solução de execução autónoma do edifício.
Com os serviços centrais a funcionarem, parcialmente desde 1948, na Avenida Luísa Todi, a Biblioteca Municipal tem polos na Bela Vista, S. Julião, Gâmbia e Azeitão.
Entre 1987 e 1992, o edifício teve uma intervenção profunda, permitindo a utilização integral do espaço.
No entanto, nas últimas décadas, o aumento populacional acentuou a necessidade de ampliar a Biblioteca, o que justifica a intenção de construção do novo equipamento.
O vereador do PS (bancada que se absteve nesta votação), José Luís Barão, disse concordar com a necessidade de uma nova biblioteca mas dada a “existência de questões relevantes”, nomeadamente a integração de um edifício com a dimensão prevista, “numa praça com alguma tradição”, sugeriu “uma discussão pública mais profunda sobre este tema”.
Também o vereador Costa Ferreira, da bancada PSD, disse “ter as mesmas preocupações” que as apresentadas pelo vereador do PS e concordou que pelos impactos da sua localização o projecto deveria ser alvo da opinião da população.
Relativamente a esta questão, a presidente da autarquia, Maria das Dores Meira, referiu que em causa estava, somente, a abertura de um concurso para a elaboração de um projecto mas que “tal como é habitual em todos projectos realizados, que têm sido submetidos a uma discussão pública, a Biblioteca não vai ser excepção” e lembrou que o local, considerado ideal pelos técnicos, junto à zona ribeirinha, “faz a ligação com toda a área envolvente”, nomeadamente os restantes pontos de atracção da Luísa Todi.

Agência de Notícias

Comentários