Seixal fica sem cinema a partir de quinta-feira


As sete salas do Centro Comercial Rio Sul vão fechar

A Socorama Castello-Lopes vai encerrar até quinta-feira 49 das suas 106 salas de cinema, levando ao despedimento de 75 trabalhadores, disse na terça-feira à agência Lusa um dos responsáveis da empresa. Desses 49 ecrãs, todos integrados em centros comerciais da Sonae Sierra, oito representam a inexistência de exibição cinematográfica no arquipélago dos Açores (quatro salas) e no distrito de Viana do Castelo (quatro salas), ficando também Covilhã, Loures, São João da Madeira, Guia e Seixal sem cinemas (32 salas). A Sonae Sierra, em comunicado, diz estar a analisar "opções de exploração destes espaços" na expectativa de que reabram "a curto prazo".

Cinemas do Rio Sul, no Seixal, fecham a partir de amanhã 

"Apesar do apoio dado, a [Socorama Cinemas] Castello Lopes acumulou uma dívida de valor muito elevado e não reuniu outras condições necessárias à viabilização da operação dos cinemas", afirmou o grupo Sonae Sierra em comunicado enviado à agência Lusa.
Contactada pela Lusa, fonte da comunicação do grupo empresarial não quis adiantar o montante da dívida em causa, referindo que estão agora em cima da mesa várias opções de uso das salas de cinema que irão encerrar.
"Não está nada decidido, estamos em negociações com outros operadores e a analisar diferentes opções, que incluem outro tipo de uso [das salas de cinema] que não seja só cinema", disse a mesma fonte.
O encerramento das salas de cinema implicará o despedimento de 55 trabalhadores e a não renovação de contrato de outros 20 funcionários.
Em declarações à agência Lusa, fonte do Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisual (SINTTAV) disse que ainda não se reuniu com a administração da exibidora e que iria tomar conhecimento de toda a situação laboral dos trabalhadores ao longo do dia de hoje.
Na página oficial na Internet, a exibidora em causa apresenta-se como empresa Socorama - Cinemas SA que "opera na área de exibição de cinema sob a insígnia Castello Lopes Cinemas".
Porém, o distribuidor José Manuel Castello Lopes, há várias décadas ligado ao cinema em Portugal, demarcou-se hoje da decisão de encerramento dos cinemas, apesar do apelido de família estar ligado àquela exibidora.
"A circunstância da Castello Lopes ter a sigla Castello Lopes - Cinemas, colocada nas paredes exteriores das salas que a Socorama explora, significa apenas um 'apport' publicitário a pedido da dita Socorama e legalizado por contrato, aliás com condicionantes no sentido da cessação desse mesmo contrato", explica o distribuidor em comunicado.
A Socorama detém 106 salas de cinema e em 2012 registou 12,6 milhões de euros de receita bruta de bilheteira.
Apesar de ser a segunda maior exibidora, atrás da Zon Lusomundo Cinemas, a exibidora registou uma quebra de 1,7 milhões de euros em relação a 2011.
Quanto ao número de espetadores, de acordo com dados do Instituto do Cinema e Audiovisual de 2012, a empresa registou também quebras - por retração do consumo dos portugueses - de cerca de 375 mil bilhetes vendidos.

Agência de Notícias 

Comentários