Palmela celebra dia de Reis

“Vamos cantar as Janeiras, por esses quintais adentro vão vãos as moças solteiras”

Palmela sai amanhã à noite [6 de Janeiro] à rua para cantar as Janeiras. Numa noite de cor e alegria, a mensagem vai ser clara: saudar os Reis Magos, lembrar o Natal e dar as boas vindas ao novo ano é a missão do movimento associativo que continua a manter viva a tradição que já vem desde os anos 90. Este ano visitantes e visitados celebram ainda a conclusão das obras do Centro Histórico da vila de Palmela.

Palmela vai cantar as Janeiras amanhã à noite no Centro Histórico 


A 6 de Janeiro, Noite de Reis, as Janeiras voltam a sair à rua no Centro Histórico de Palmela, numa organização da Câmara Municipal com o Movimento Associativo. 
O percurso tem início às 21h30, nos Paços do Concelho, e continua pela Praça Duque de Palmela, Rua Hermenegildo Capelo, Rua Serpa Pinto e Largo de S. João, com várias paragens junto de estabelecimentos e instituições.
Além da saudação ao novo ano e do encerramento da quadra festiva, a iniciativa – que reúne, anualmente, centenas de participantes – assinala a conclusão das obras nos largos e arruamentos da vila, recentemente intervencionados no âmbito do Plano de Ação “Recuperação e Dinamização do Centro Histórico”, cofinanciado pelo QREN (PORLisboa, regulamento específico Política de Cidades – Parcerias para a Regeneração Urbana).
Às 21h45, no Largo do Mercado, será reposta a primeira pedra das obras, retirada no início da intervenção.

Cantam as Janeiras, este ano, a Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”, a Sociedade Filarmónica Humanitária, o Centro Social de Palmela, a Associação de Escoteiros de Portugal – Grupo 40 Palmela, o Grupo Coral “Ausentes do Alentejo”, o Grupo de Alunos de Canto Tradicional – Celina da Piedade e o Grupo de Cantares da Associação de Moradores das Marquesas II.
O desfile pela vila termina com a atuação final no Largo de S. João e um momento de convívio.

Paulo Jorge Oliveira 

Comentários