Moita critica Reforma da Administração Local


"Uma lei que desconhece a realidade local”

"Uma lei que desconhece a realidade local, as suas gentes, a sua história, cultura e tradições. Uma lei que desrespeita os cidadãos, que acaba com o poder de proximidade, a pretexto de uma poupança e ganhos de escala que em nada corresponde à verdade" - sublinha João Lobo, Presidente da Câmara da Moita, a propósito da lei promulgada pelo Presidente da República que junta as freguesias da Baixa da Banheira com Vale da Amoreira e une Gaio-Rosário a Sarilhos Pequenos. Presidentes das Juntas da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira também estão muito preocupados com o futuro do seu território.


Baixa da Banheira será unida ao Vale da Amoreira 

No decorrer da sessão de abertura do programa das comemorações do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal, promovido pela Câmara da Moita, João Lobo, referiu as ideias que vivenciamos actualmente em Portugal, são muito diferentes das ideias e pensamento de Álvaro Cunhal. 
O presidente da Câmara Municipal Moita sublinhou que a sociedade actual está "marcada por uma crise neoliberal que afecta as condições de vida de milhares de famílias, resultado do encerramento de centenas de empresas e aumento do desemprego, bem como da redução dos salários e do agravamento fiscal".

Um ataque sem igual ao Poder Local
"Uma crise que é também pretexto para um ataque sem igual ao Poder Local", referiu João Lobo, recordando que "esta semana, o Presidente da República promulgou a Lei que dita a extinção de mais de mil freguesias. Entre elas estão as freguesias da Baixa da Banheira, Gaio-Rosário, Sarilhos Pequenos e Vale da Amoreira".
"Uma lei que desconhece a realidade local, as suas gentes, a sua história, cultura e tradições. Uma lei que
desrespeita os cidadãos, que acaba com o poder de proximidade, a pretexto de uma poupança e ganhos de escala que em nada corresponde à verdade", declarou o Presidente da Câmara da Moita.
"Uma lei que continuará a merecer a nossa contestação. Porque acreditamos que este não é o caminho, é nossa obrigação continuar a lutar pelas nossas populações", acrescentou o autarca.

Falta de transportes entre a Baixa da Banheira e Vale da Amoreira
Os autarcas do concelho da Moita alertam para o aumento dos problemas sociais que podem surgir no Vale da Amoreira com a aplicação da Reforma da Administração Local. Jorge Silva, presidente da Junta de Freguesia do Vale da Amoreira, salienta que a maioria dos residentes “tem um modo de estar bastante distinto”. Por outro lado, o presidente da Junta de Freguesia da Baixa da Banheira, Nuno Cavaco alerta para a possibilidade de “manifestações sociais caso esta medida seja aprovada”.
Ambos os presidentes acreditam que a reforma administrativa é “péssima” para o desenvolvimento social local, pois as “realidades culturais são diferentes, principalmente, quando se fala da freguesia do Vale da Amoreira”, salienta Jorge Silva. Contudo, Nuno Cavaco salienta também para o “problema da rede de transportes públicos, que não satisfazem a população local, pois se as pessoas não tiverem viatura própria não têm como se deslocar à junta”.

União de freguesias “aumenta” dificuldades no Vale da Amoreira
Para o presidente da Junta de Freguesia da Baixa da Banheira o objetivo desta medida é “reduzir o número de representantes locais e acabar com a proximidade à população”, pois “os problemas vão começar a multiplicar-se”. Porquanto, caso a lei entre em vigor, a junção da freguesia da Baixa da Banheira com o Vale da Amoreira fica aproximadamente com 40 mil habitantes.
Todavia, Jorge Silva alerta também para o “problema” da proximidade com a população, pois atualmente a Junta de Freguesia do Vale da Amoreira “tem feito o acompanhamento jurídico de muitas famílias locais”. Isto porque, a maioria das pessoas trabalhavam na construção civil e com “a crise económica portuguesa, fez com que estes perdessem o seu posto de trabalho e estivessem dependentes do subsídio de desemprego”, sendo que alguns deles também estão“ a perder o seu visto de residência”, explica o autarca da Junta de Freguesia do Vale da Amoreira.
Ambos salientam que “ninguém está de acordo com esta medida”, o que poderá gerar “uma onde de contestação nunca antes vista”, pois as pessoas “sentem-se esgotadas e no seu limite”. A aplicação da reforma administrativa na Moita passa pela união entre a freguesia da Baixa da Banheira e do Vale da Amoreira, mas também entre a freguesia do Gaio Rosário e de Sarilhos Pequenos, o que faz com que o município da Moita passe a contar com quatro freguesias e não seis, tal como acontece atualmente.

Agência de Notícias 

Comentários