Lucros da Portucel chegam aos 211 milhões


Empresa de Setúbal cresceu 7,6 por cento em 2012

Os resultados líquidos da Portucel aumentaram 7,6 por cento em 2012, de 196,3 para 211,2 milhões de euros, ultrapassando os 1,5 mil milhões em vendas, segundo comunicado enviado nesta terça-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).


Em ano de crise, empresa com lucro de 211 milhões de euros 

De acordo com a produtora de papel, as exportações representaram 95 por cento do total de vendas, fixando-se em 1.249 milhões de euros, tendo sido dada continuidade à "fase inicial do projeto de investimento em Moçambique", cujos resultados "têm sido muito encorajadores".
A Portucel realizou uma "primeira campanha de produção de plantas clonais de eucalipto", que vai permitir uma produção - "pela primeira vez na sua história" - na ordem de seis milhões de plantas clonais.
"Com a conclusão deste investimento, o grupo fica dotado do maior viveiro de plantas florestais certificadas da Europa, com uma capacidade de produção anual de 12 milhões de plantas", acrescentou a empresa sediada em Setúbal.
Apesar do "ambiente recessivo na Europa e nos EUA", o comportamento do mercado chinês tem vindo a equilibrar a procura, referiu o grupo presidida por Pedro Queiroz Pereira.
O grupo registou um EBITDA (resultados antes de juros, impostos, amortizações e depreciações) de 385,4 milhões de euros no ano passado, em linha com o verificado em 2011.
"O grupo tem efetuado um esforço permanente no sentido de alargar os seus mercados e reposicionar o seu 'mix' de produtos nos mercados tradicionais. (...) Nesse sentido, o grupo tem ganho quota nos seus mercados tradicionais e aumentado significativamente a sua presença em novos mercados, nomeadamente no leste da Europa, no Norte de África e no Médio Oriente", esclareceu a empresa já relativamente às perspetivas para este ano.

Agência de Notícias 

Comentários