Arrábida a Património Mundial


Candidatura de Arrábida a Património Mundial entregue na Unesco 

A decisão final da UNESCO deverá ser conhecida até final do ano. A candidatura terá ainda de ser aprovada pelo grupo interministerial e entregue até 1 de Fevereiro. A decisão foi anunciada por Alfredo Monteiro, presidente da Associação de Municípios da Região de Setúbal após exibição do documentário 'Arrábida da Serra ao Mar', na cidade de Setúbal.


Candidatura da Arrábida a património da  Unesco vai ser apresentada 

A Candidatura da Arrábida a Património Misto da Humanidade vai ser entregue no Comité Internacional da UNESCO, em Paris, até ao próximo dia 1 de Fevereiro. A decisão final do organismo da ONU deverá ser conhecida até final do ano.
A revelação foi feita segunda-feira à noite pelo presidente da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), Alfredo Monteiro, adiantando que se não for feita ainda este mês, a partir de Fevereiro a candidatura da Arrábida a Património Mundial só poderá ser apresentada em 2018, o que não interessa pois seria um retrocesso face ao trabalho que está a ser desenvolvido há cerca de uma década.
"Portugal vai integrar o Comité Internacional da UNESCO de 2013 a 2018 e os países que integram o comité internacional não podem apresentar candidaturas nesse período", disse o responsável.
Alfredo Monteiro disse ainda que até ao final deste mês, a candidatura patrocinada pela Associação de Municípios da Região de Setúbal, pelas Câmaras Municipais de Setúbal, Palmela e Sesimbra e pelo Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, terá ainda de ser aprovada pelo grupo interministerial, que integra os Ministérios dos Negócios Estrangeiros e do Ambiente e a Secretaria de Estado da Cultura.
Após a entrega da candidatura em Paris, haverá lugar a uma visita de peritos da UNESCO, que se deslocam a Arrábida, estando a eventual aprovação da candidatura prevista para Outubro de 2013.

Arrábida da Serra ao Mar exibido em Setúbal

O presidente da Associação de Municípios da Região de Setúbal e da comissão executiva da candidatura da Arrábida fez este anúncio no final de uma reunião conjunta da Comissão de Acompanhamento e Fórum da Candidatura da Arrábida a Património Mundial, no auditório Municipal Charlot, em Setúbal, onde fez o ponto da situação da candidatura.
Nesta reunião foi também exibido o filme promocional "Arrábida da Serra ao Mar", com narração de Eduardo Rego, que o autarca descreveu como "o primeiro filme português de vida selvagem". O documentário já fora antes exibido pela SIC.
Trata-se de um documentário que já está a ser divulgado através das redes sociais na Internet e que mostra algumas das muitas especificidades que tornam única a serra da Arrábida e que justificam a candidatura a Património Misto da Humanidade.

Agência de Notícias 

Comentários