Alegro de Setúbal cria 1500 postos de trabalho em 2014


Um projecto para gerar emprego na região 


O centro comercial Alegro, que vai aumentar o Jumbo de Setúbal, tem abertura prevista para o último trismestre de 2014, oferecendo ao concelho um leque de superfícies comerciais que não existem atualmente, além da criação de 1500 postos de trabalho, dos quais mil são diretos. Mário Costa, diretor geral da Immochan, empresa imobiliária do Grupo Auchan, explica que “o novo equipamento vai responder às necessidades dos setubalenses, aumentando o seu poder de compra e qualidade de vida”.

Mário Costa apresentou projecto Alegro, em Setúbal  

“O Alegro é uma obra que traz inegáveis mais-valias a toda a população da zona de Setúbal. Ficaremos com um novo espaço comercial ampliado e renovado, com excelentes zonas de lazer”, sublinhou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, no dia 8, na apresentação pública do projeto, realizada no Cinema Charlot – Auditório Municipal. 
“Este é um investimento que vai animar a economia local, dar trabalho a pequenas e médias empresas e gerar mais emprego”, destacou a autarca, vincando que o projeto será “um potenciador para que todo o comércio local se renove mais, se modernize, ainda que os tempos sejam complexos, diria mesmo de asfixia dos pequenos e médios negócios com uma carga fiscal brutal e injusta”.
Para diretor geral da Immochan, Mário Costa, “muita da despesa feita pelos munícipes setubalenses é feita noutros concelhos da Área Metropolitana de Lisboa que têm condições para responder às suas exigências”, e aponta para os 110 milhões de euros de investimento realizado como necessários para melhor os serviços, lazer e comércio local. O Alegro Setúbal terá uma área bruta de 137 mil metros quadrados com 115 lojas, registando-se neste momento uma ocupação de 72 por cento da área comercial, da qual fazem parte insígnias como H&M, Sportzone e Health Club Pro Fitness.
O centro comercial inclui duas dezenas de restaurantes, alguns temáticos, dez salas de cinema totalmente digitais e três pisos de área comercial, dispondo ainda de 2600 lugares de estacionamento, todos em níveis subterrâneos. “Nos anos 90, o Jumbo de Setúbal era a superfície comercial que melhor respondia às necessidades da época, mas o equipamento foi envelhecendo e a sua renovação e modernização tornou-se uma prioridade para a Auchan”, reflete o diretor geral da Immochan.


Obra vai dinamizar Setúbal
A animação da economia local e a requalificação de todo o espaço envolvente são pontos salientados por Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, que prevê mais trabalho para as pequenas e médias empresas do concelho durante a construção do novo centro comercial. “A coragem da Immochan para investir em tempos complicados, de se constituir como um agente ativo na transformação e melhoria urbana e viária da principal porta de entrada da cidade” é ainda apontado pela chefe do executivo setubalense.
Para Mário Costa, a fase difícil por que o país atravessa não pode ser impeditiva de novos     investimentos já que estes servem como uma espécie de íman para outros. Ao dar o exemplo da construção civil, setor que passa por momentos extremamente complicados, o diretor geral da Immochan esclarece que “o investimento realizado vai auxiliar este setor, empregando mais pessoas durante a construção do centro comercial”.
“O concelho de Setúbal gera apetência no que diz respeito à atração de novas marcas e insígnias comerciais”, prossegue Mário Costa. A Immochan realizou uma sondagem a 300 entidades sobre a possibilidade de terem um espaço comercial no novo centro comercial e cerca de 200 responderam afirmativamente. “As animações frequentes dedicadas à família vão estar em evidência dentro do centro comercial Alegro”, assume o diretor geral da Immochan.

Setúbal recebe meio milhão de euros por aprovação
Já durante este mês de Janeiro, vai ser iniciada a construção de uma ampla rotunda no final da A12, obra que inclui a requalificação da Avenida Antero de Quental e da Rua Nova Sintra, dotando estas vias de características mais urbanas, com novos passeios, ciclovias, espaços verdes e locais para estacionamento. Para a Avenida Antero de Quental está ainda prevista a construção de um novo viaduto de acesso ao futuro Alegro Setúbal, com quatro faixas de circulações.
Na apresentação do projeto, a Presidente da Câmara de Setúbal, enalteceu ainda o apoio mecenático de meio milhão de euros atribuído à Câmara Municipal de Setúbal pela Multicenco – Estabelecimentos Comerciais SA, empresa responsável pelo desenvolvimento dos projetos da Immochan em Portugal, para o desenvolvimento de uma série de iniciativas e ações para a cidade.
O apoio, esclareceu a presidente da Autarquia, contribuirá para a elaboração do “projeto de execução do grande Parque Urbano da Várzea, com o qual pretendemos, num horizonte próximo, aproveitar as magníficas potencialidades naturais que tem esta zona protegida da cidade”.
A verba mecenática servirá ainda para financiar o estudo para a criação de uma Rede de Inovação e Empreendedorismo, para a execução do projeto base do Centro de Mar, a instalar na zona do passeio ribeirinho da Praia da Saúde, e ainda para a conceção e execução de esculturas de José Saramago e uma outra para o Cemitério da Paz.

Agência de Notícias 

Comentários