A dura história de Eliana, David e Ruben

Mãe espiou filhos antes de os levar para os envenenar

Os dois meninos mortos pela mãe estavam no ATL quando ela os convenceu a entrar no carro, na viagem que terá sido a última . Foi vista a espiar os filhos, quando já sabia que o tribunal lhe retirara a custódia.

Mãe e dois irmãos encontrados mortos na Cruz Quebrada

Depois da separação, há cerca de três anos, agravaram-se as discussões quando Eliana Sanches e Rui Santos falavam da guarda dos filhos, Rúben e David, 12 e 13 anos – que acabaram envenenados pela própria mãe na passada sexta-feira, em Oeiras. Só no ano passado, o ADN sabe que a PSP foi chamada por três vezes a travar a violência entre o casal na presença dos filhos. Os perigos nesta família já eram do conhecimento da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Oeiras desde Maio do ano passado.
O pai das duas crianças mortas, Rui Santos, está em choque: "Ainda não percebi o que aconteceu. Ainda nem consigo falar sobre o assunto", disse ontem ao jornal Correio da Manhã.
A última vez que David, 13 anos, e Ruben, de 12, foram vistos com vida foi na sexta-feira à tarde num ATL que frequentavam, em Linda-a-Velha, onde a mãe, Eliana Sanches,40 anos, os foi buscar no carro em que foram encontrados mortos três dias depois. Eliana foi vista nas imediações, durante a tarde, mas escondia-se cada vez que se sentia descoberta, escreve o Jornal de Notícias. Isto poderá indiciar que já se preparava para levar os filhos para a morte. Eliana terá esperado que os rapazes saíssem do ATL "O Saber" - que frequentavam depois das aulas -, para os convencer a entrar no carro.
Eliana, recorde-se, perdeu o direito à guarda dos filhos por decisão do Tribunal de Família e Menores de Cascais, tomada no dia 23 de Janeiro. Mas a resolução tinha outra faceta ainda mais dura, pois proibia a professora de Artes Visuais no desemprego de voltar a estar com os filhos a sós. E esta terá sido a gota de água que a fez partir para o homicídio e suicídio.
Nas três situações, a PSP enviou os relatórios à comissão. Esta tentou intervir, mas Eliana não aceitou o apoio. Na passada quarta-feira, a professora viu o Tribunal de Cascais tirar-lhe a guarda dos filhos. Acusada por Rui Santos de desleixo e maus-tratos aos filhos, a mulher envenenou os menores na sexta-feira, no Parque Aventura no Jamor, com bolos. A seguir pôs termo à própria vida.

Abandonada por todos
Eliana com os dois filhos 
A escola frequentada pelos dois filhos, a Secundária Professor José Augusto Lucas, em Linda-a-Velha, tinha conhecimento da proibição que incidia sobre Eliana - "o pai avisou-nos e tomámos os devidos cuidados", adiantou uma fonte da escola. Se o ATL tinha ou não conhecimento da interdição é algo que não foi possível apurar.
Sabe-se, isso sim, dos problemas dos dois irmãos na escola, já notados no anterior período escolar, que se agravaram a partir de Setembro, coincidindo com as dificuldades económicas cada vez maiores de Eliana.
Mercê da queixa apresentada na PSP pelos pais de Eliana contra a própria filha por violência, ela tinha deixado de falar com os pais. "Os meninos ficaram depois sempre com ela. A avó, quando os queria ver, ia ao ATL", contou uma testemunha.
Este conjunto de situações acabou por desequilibrar Eliana por completo, remetendo-a para um estado depressivo, que a mulher acabou por deixar expresso nas cartas que deixou aos pais, ao ex-marido e ao atual namorado.

Crianças gostavam de praticar boxe e basquetebol
O silêncio continua a reinar entre os familiares de Eliana. Era na casa dos avós maternos, Ester e Carlos Sanches, na rua de Ceuta, em Linda-a-Velha, a poucos metros da escola, que os irmãos passavam a maior parte do tempo. "O David adorava boxe e o Rúben praticava basquetebol e adorava dançar breakdance. Eles costumavam sair da escola e iam para um centro de estudos ou então para casa dos avós", disse uma amiga. "O pai parece que fazia mergulho e eles também adoravam", disse. As páginas dos irmãos e a do pai, Rui Santos, na rede social Facebook, rapidamente se encheram de pequenas homenagens e mensagens de apoio de familiares e amigos.

Notícia Relacionada: Mãe mata filhos em Oeiras

Agência de Notícias 

Comentários