Reticencias da Sociedade por Ana Sofia Horta


Ranking das escolas secundárias do Concelho de Oeiras

Segundo a página onde retirei esta tabela, a escola Quinta do Marquês encontra-se em 1º lugar, claro tendo em conta apenas as médias dos alunos. Não andei nesta escola, andei na que está em último lugar mas saí com uma boa formação e amizades com os professores. O apoio dos professores é excelente, mas é uma escola que serve bairros e meninos transferidos de outras escolas, como a Quinta do Marquês e a Conde de Oeiras  onde alunos problemáticos e notas baixas são excluídos da escola.


A Quinta do Marquês escolhe os alunos como se fossem laranjas, ou se passa no 7º ano para a escola ou só com boas notas é que entram no secundário. Hoje em dia, este ano lectivo, tem havido roubos, confusões entre alunos que revelam falta de disciplina ou rebeldia, próprio da idade talvez, 6 alunos que querem andar à bulha uns com os outros porque sim, um rouba telemóveis é suspenso 2 dias da escola e não o repete, outro aproveita para o fazer e incriminar o suspenso, resultado o suspenso já tem os amigos todos prontos para a batalha porque devido à incriminação vai ser expulso.
O exemplo: se te dá problemas salta por cima, atira para o lado e não enfrentes o problema.
A guerra dos cartões, cada aluno, tal como cada professor tem um cartão, onde supostamente só existe na escola se tiver o cartão ou então não come, não tem acesso à papelaria incluindo folhas de ponto! Um professor é reconhecido e consegue fazer o seu dia normal se esquecer o cartão o aluno não faz nada. Um aluno vai ter teste precisa de folhas de ponto, porque cada cinco são 0,60€ e ninguém partilha nada, portanto o aluno pediu à funcionária que recusou vender-lhe as folhas. O aluno pegou nelas e começou a correr e a funcionária a correr atras dele. O miúdo atirou-lhe as folhas, ela deu-lhe uma e depois do miúdo fazer o teste foi pedir desculpa à funcionária e ao Conselho Executivo resultado: um dia de suspensão! (comparando a roubos de telemóveis darem dois dias).
Um aluno que fala, não está atento durante 90 minutos, pede algo a um colega tem direito a serviço comunitário, que se traduz em limpezas na escola e são sempre várias horas.
Haveria de ser bonito este tipo de atitude na Aquilino Ribeiro, já a escola brilhava, já não existiam ervas nem animais indesejados e já andariam a pedir tinta ao ministério de educação para eles pintarem paredes.
Haveria tanto para dizer sobre esta super escola! Como diz a vice Presidente “não estamos numa escola na Brandoa nem em Benfica, honrem a vossa camisola”. Sem comentários!


Ana Sofia Silva Horta

Educadora de Infância no Desemprego
Oeiras 

O mundo pula e avança mas, à Terça-feira, Ana Sofia Horta chega ao ADN com uma história de vida ou uma estória pessoal. Uma visão muito pessoal e uma opinião muito real da sociedade. Para ler, saborear, pensar e analisar. 



Comentários