Hospital de S. Bernardo assinala 25 partos na água


Uma forma diferente de nascer

 

Este encontro surgiu da vontade de recordar o caminho percorrido ao longo dos últimos 2 anos no bloco de partos do Hospital de S. Bernardo, em Setúbal. A única instituição pública que aplica este método, e acredita que esta é “a forma mais natural de nascer”.

Esta é a forma mais natural de nascer dizem os especialistas 

Anabela Alves é mãe de uma das 25 crianças que nasceram dentro de água no Hospital São Bernardo, a única instituição pública que aplica este método, e acredita que esta é “a forma mais natural de nascer”.
O filho de Anabela Alves nasceu em Março do ano passado e veio ao mundo numa piscina, rodeada de enfermeiros e com o pai a assistir ao parto. “As crianças vivem durante a gestação dentro de água e nada mais natural do que nascer em ambiente aquático”, contou à agência Lusa.
Anabela Alves, 41 anos, acredita que este método traz benefícios para a mãe e para o filho, embora reconheça que nem todas conseguem chegar até ao fim.
“Só quando estamos a viver a experiência é que temos a certeza de sermos ou não capazes”, disse.
A principal diferença que sentiu entre o parto dentro de água e um outro anterior, sem água e com analgésicos, foi “o sentimento de viver o nascimento do filho em toda a sua plenitude”.
Esta enfermeira enaltece ainda o conforto que a água proporciona à mãe durante o trabalho de parto, por estar com uma parte do corpo submersa, e, acredita, para a própria criança quando nasce.
“É mais confortável e a criança, quando nasce, também está lindamente, num ambiente semelhante àquele em que viveu durante 40 ou 42 semanas, e depois fica aconchegada à mãe”, adiantou.
Enquanto profissional de saúde no Hospital São Bernardo, Anabela Alves reconhece a alegria que este método proporciona às mães cujos filhos viu nascer dentro de água.
"Ficam com uma expressão de felicidade indescritível", disse.
No Hospital de São Bernardo, em Setúbal, existe uma sala só para o parto dentro de água, com uma piscina que é enchida para o efeito, com uma cobertura descartável.

Hospital celebrou data
A equipa de enfermeiros especialistas de saúde materna e obstétrica do serviço de bloco de partos/urgência obstétrica, do Hospital de São Bernardo, em Setúbal celebrou, no passado sábado, os primeiros 25 partos na água ocorridos neste serviço, numa cerimónia no hospital.
Os enfermeiros especialistas de saúde materna e obstetrícia / parteiras deste serviço, acompanhados pelos médicos obstetras, percorreram um percurso conjunto, procurando criar condições para o exercício efectivo das suas competências, sempre em parceria com as mulheres/casais e reconhecendo que a sua autonomia no processo de gravidez e parto deve ser o alicerce da prática obstétrica.
Neste sentido, pretende-se comemorar e homenagear todos os casais que optaram por ter o seu parto na água e que viram nesta opção a escolha que revelou o seu envolvimento e responsabilidade no processo de nascimento dos seus filhos.
Segundo os enfermeiros, os objectivos desta iniciativa é “felicitar, confraternizar e celebrar com os casais que escolheram ter o seu parto na água; criar um espaço de partilha de experiências que reitere estas convicções, quer no âmbito pessoal (casais), quer no âmbito profissional (profissionais), quer no âmbito social e cultural (sociedade civil); partilhar conhecimento e experiência sobre esta metodologia obstétrica; dar visibilidade ao projecto desenvolvido pelos enfermeiros especialistas de saúde materna e obstétrica do Hospital S. Bernardo, nos últimos 2 anos”.

Agência de Notícias 

Comentários