Golfinhos do Sado acolhem novo elemento pela primeira vez

Àcala, o novo golfinho do Sado

A comunidade de roazes corvineiros do Rio Sado passam a ter um novo elemento que se juntou em Julho passado, mas só recentemente foi oficializado pela Reserva Natural do Estuário do Sado (RNES) como pertencendo ao grupo, que possui agora 29 elementos. Marina Sequeira, bióloga da RNES, explica que o novo membro surgiu com muitas feridas, sendo possível que tenha sido repelido por outra comunidade, mas exalta o facto de, “pela primeira vez, um roaz costeiro, passar a fazer parte da população residente do Estuário do Sado”.

Comunidade de Golfinhos do Sado têm novo elemento 

“É normal que alguns roazes passem algum tempo junto de outras comunidades”, afirma Marina Sequeira, acrescentando que este acontecimento nunca ultrapassou os dois meses no Rio Sado. O novo elemento é juvenil, com seis anos de idade e chama-se Ácala, antigo nome dado pelos romanos a Tróia, sendo muitas vezes avistado junto do grupo dos juvenis.
A estabilidade da população residente de roazes corvineiros no rio Sado tem sido alcançada, já que as novas crias nascidas nos últimos dois anos sobreviveram, algo que não sucedia anteriormente e não pode ser relacionado com políticas ambientais que tenham sido implementadas no local. “Existe uma caraterística intrínseca à comunidade que mudou desde há alguns anos”, diz Marina Sequeira, sem poder adiantar mais informações por “estar ainda a ser estudada”.
Desde 2010 que a população residente de roazes corvineiros tem aumentado, com o nascimento de duas crias em 2010, outra duas em 2011, o nascimento de outro roaz este verão e o acolhimento do novo membro. Apesar de não esperar nenhuma adição à comunidade este ano por a altura de nascimentos dar-se no verão, Marina Sequeira revela que o importante neste momento “passa por garantir a estabilidade do grupo e esperar que o ritmo de nascimentos se mantenha nos próximos anos”.


Agência de Notícias 

Comentários