ENA atribui distinção a Edifício ++

Atribuição de certificados para as casas mais ecológicas


O concurso Edifício ++ pretendeu distinguir os edifícios que apresentaram bons comportamentos energéticos durante o ano de 2011, assim como os seus proprietários, por terem a iniciativa de usar os recursos que o ambiente lhe oferece, ajudando a preservar a atmosfera.

ENA quer casas mais ecológicas em Setúbal, Palmela e Sesimbra


A ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, entregou anteontem os prémios do concurso Edifício ++, que visou distinguir os edifícios públicos e privados que apresentaram condições para alcançar elevadas performances energéticas, nos concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra, durante o ano de 2011. Os resultados deste concurso foram apresentados numa sessão pública que teve lugar na Casa da Baía, em Setúbal.
“Este projecto visou premiar os edifícios que de facto apresentam características para ter um comportamento energético de excelência”, disse Orlando Paraiba, director da ENA.
“Nestes três concelhos foram avaliados todos os edifícios que tinham A+, num total que ronda os 33 edifícios”, prosseguiu
“A atribuição da classificação A+ é feita pela ADENE, e quando se faz essa certificação energética, os edifícios, pelas suas características, são classificados em termos da sua eficiência energética”, realçou Orlando Paraiba.
“O que nós fizemos, foi pegar nos edifícios que tinham essa classificação, e ver quais eram os melhores”, referiu o director da ENA.

Famílias de Azeitão e Alfarim ganham distinção
De entre os edifícios que obtiveram a classificação A+ no ano de 2011, um júri composto pela ADENE, Instituto Politécnico de Setúbal e representantes de cada um dos municípios da área de intervenção da ENA (Palmela, Sesimbra e Setúbal), elegeu os edifícios preparados para obter desempenhos energéticos excelentes.
“Para verificar quais eram os melhores, o júri avaliou os certificados energéticos e seleccionou aqueles que lhe pareceram ter mais condições” Ora, “convidámos os proprietários a participar, e os que aceitaram entrar, os edifícios foram visitados, onde se pôde verificar no terreno o que estava descrito nos certificados energéticos”, salientou Orlando Paraiba. “Os edifícios distinguidos foram uma moradia bifamiliar, em Azeitão e uma casa em Alfarim”.

"O que se faz de bom" 
Para Manuel Pisco, vereador do ambiente da Câmara de Setúbal, “este projecto tem um simbolismo de mérito ambiental, mas há um pouco a ideia que estas construções são caras”.
“Estes projectos têm muita importância, que não se prende aqui na entrega de um diploma e de uma chapa, mas o grande resultado que se tira disto é o que vai passar para o exterior através dos meios de comunicação, daí que o papel da comunicação social nestas iniciativas é muito importante para que as pessoas conheçam a construção com eficiência energética, e com sustentabilidade ambiental” ressaltou o autarca.
Com estes edifícios não se considera que as pessoas sejam “forçadas a cumprir regras”.
O vereador do ambiente espera que “este projecto tenha continuação, e que a ENA e os seus parceiros possam mostrar o que se faz de bom nestes concelhos”.
A ENA tem como um dos seus objectivos a promoção e aplicação do conceito de sustentabilidade energética, integrado no desenvolvimento social, económico e ambiental. Com este projecto procura contribuir para o desenvolvimento sustentável da região.

Agência de Notícias 

Comentários