Decathlon inaugura unidade logística em Setúbal


Multinacional investiu 30 milhões de euros e criou centenas de postos de trabalho

O maior investimento desenvolvido pela Decathlon, em Portugal, foi esta semana apresentado à comunicação social, através de uma visita às instalações, seguida de uma conferência de imprensa onde foram revelados alguns pormenores deste novo espaço que vai abastecer todas as lojas em Portugal Continental e nos Açores. Oficialmente, o espaço foi inaugurado na terça-feira com a presença da presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, e do Secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional.

Inauguração da Decathlon decorreu na terça-feira 

Arlete Santos, diretora do centro de Setúbal explica que o facto de este estar mais perto das lojas “implica maior rapidez e fluidez de produtos para todos os pontos do país”, enquanto Berta Faria, responsável pela expansão da Decathlon, faz alusão para a possibilidade de abertura de outras lojas no distrito, apesar de não poder adiantar dados concretos.
Ocupando uma área de 30 mil metros quadrados, o novo Centro de Aprovisionamento Logístico Nacional da Decathlon Portugal, situado em Algeruz, Setúbal, foi apresentado à comunicação social no decorrer de uma visita feita ás instalações que contou com a presença da presidente da autarquia, Maria das Dores Meira, Arlete Santos, directora daquele espaço, Berta Faria, responsável pela expansão e José Neves, porta-voz da empresa.
Constituindo, estas instalações, o investimento mais elevado feito pela empresa no nosso país, o mesmo representa um investimento de 30 milhões de euros, ocupa uma superfície de cerca de 30 mil metros quadrados, possibilitando a utilização de cerca de 30 cais de carga e descarga. No início da exploração possibilitou a criação de 200 postos de trabalho, directos, sendo que com a fase de consolidação da actividade o número de colaboradores irá duplicar, estimando-se ainda a criação de várias centenas de postos de trabalho indirectos.
As novas instalações apresentam ainda uma novidade com a entrada em funcionamento da Oficina País, um espaço direccionado a todos os clientes, a nível nacional, na reparação de bicicletas, máquinas e equipamentos desportivos.

“Promove, acima de tudo, riqueza e cria postos de trabalho”
No decorrer da conferência de imprensa a presidente da Câmara de Setúbal mostrou-se orgulhosa e satisfeita pela entrada em funcionamento destas novas instalações, “tendo em conta o clima de austeridade, de crise, em que todos nós estamos profundamente mergulhados”. Maria das Dores Meira salientou que em Setúbal estar a acontecer um investimento desta grandeza “é motivo de grande satisfação, porque promove também a cidade”.
A autarca sublinhou que um investimento desta natureza “promove, acima de tudo, riqueza e cria postos de trabalho” mas que a sua implementação neste concelho “foi um caminho muito longo… três anos e meio de burocracia para se criar riqueza e postos de trabalho, para fazer andar o país e fazer desenvolvimento económico é muito tempo e só foi levado a bom cabo graças à persistência destes investidores, a quem agradecemos a paciência de quererem investir neste concelho, nesta região”.
A presidente manifestou ainda esperança que a abertura da nova loja potencie ainda mais a prática do desporto em Setúbal e que sirva de apoio às 227 instituições desportivas existentes no concelho.
O porta-voz da empresa, José Neves, explicou que para além do apoio da autarquia na implementação do projecto, a Decathlon Portugal encontrou aqui “todas as condições para o novo Centro de Aprovisionamento Logístico Nacional, sendo que a escolha de Setúbal surgiu “depois de um grande trabalho para perceber qual o melhor local. Este é o ideal, como se pode constatar, pela dimensão do projecto, do terreno que necessitávamos, mas também pelos excelentes acessos rodoviários, ferroviários e marítimos que possibilitam abastecer todas as lojas”. Quanto a um espaço aberto ao público, José Neves garantiu que o mesmo irá acontecer no primeiro semestre do próximo ano.

Governo aponta “exemplo de investimento”
O secretário de Estado adjunto da Economia e do Desenvolvimento Regional, António Almeida Henriques, classificou o projeto da Decathlon como “um bom exemplo de investimento privado que pode ser realizado em Portugal”, enaltecendo, neste caso particular, as sinergias de trabalho estabelecidas com a Câmara de Setúbal. “Trata-se de um aproveitamento de recursos numa estratégia concertada”.
O governante enfatizou ainda a preocupação ambiental da empresa com a implementação do Centro de Aprovisionamento Logístico Nacional da Decathlon. “Devolveram em triplo as árvores que foram abatidas para a construção desta grande infraestrutura”.
A Decathlon, da rede Oxylane, está presente em Portugal desde 1993, possuindo espaços comerciais desde 2000. Além disso, a empresa produz e exporta artigos concebidos no País para cerca de sete centenas de lojas existentes em vários pontos do mundo.

Agência de Notícias 

Comentários