Chinês ganha bicicleta nova graças ao Facebook


Chinês veio da China de Bicicleta. Em Sines foi roubado 

Um ciclista chinês ficou sem bicicleta quando terminava, em Sines, uma viagem de 15 mil quilómetros. A Internet mobilizou-se e agora Eric Feng vai receber uma bicicleta nova e um cabaz de produtos portugueses, em jeito de "pedido de desculpas" nacional. Afinal, milhares de quilómetros depois a pedalar para cumprir um sonho... a bicicleta foi-lhe roubada por cá. 

Eric viajava da China a Portugal quando lhe roubaram a bicicleta 

 Eric Feng, apaixonado pelas histórias dos navegadores, decidiu abandonar a sua cidade natal na China e rumar a Portugal, de bicicleta. Pelo caminho, para além de homenagear o Infante D. Henrique, aproveitou para "pregar" as maravilhas das energias limpas e da mobilidade. Durante seis meses, Feng percorreu milhares de quilómetros, passando pela Ásia e por quase toda a Europa, para chegar ao Cabo da Roca, o ponto mais ocidental do continente Europeu.
Mas a aventura de 15 mil quilómetros, da China até Portugal, terminou abruptamente quando já estava quase a chegar ao seu destino final. A bicicleta de Eric Feng foi roubada numa noite em Sines, deixando o ciclista sem meios para terminar a sua viagem. Ajudado por um grupo de ciclistas portugueses, Feng conseguiu finalizar a sua viagem, partindo de seguida para a China, já de avião.
No entanto, o episódio não ficou por aqui, tendo servido de mote a uma empresa, que decidiu tentar ajudar a encontrar a bicicleta roubada, criando uma página no Facebook com esse intuito. Um par de meses depois, a bicicleta ainda não apareceu, mas uma nova vai ser enviada, juntamente com um cabaz de produtos portugueses, como uma espécie de "pedido de desculpas" pelo roubo e para dar uma melhor imagem do nosso país.

“Tudo começou no final de Outubro, quando tomamos conhecimento da história. O objetivo inicial era lançar um apelo que pudesse resultar na devolução da bicicleta", garante um dos responsáveis pela página. "Sabíamos das dificuldades que iríamos enfrentar e que era bastante provável que a bicicleta não voltasse a aparecer. No entanto, a reação do público foi excelente. A página teve uma grande adesão por parte dos portugueses e todos pareciam interessados em ajudar-nos a dar um final diferente à história do Eric Feng.
Foi aí que surgiu a ideia de encontrar outro tipo de solução. "Decidimos mostrar ao Eric Feng que Portugal não sabe só tirar... também sabe dar e tem muito para oferecer", diz a empresa Pepper Brand Taste, que decidiu, então, oferecer uma bicicleta ao ciclista. Daí ao pedido de contributos para um "cabaz" de Portugal foi um passo. "As recordações começaram a chegar", garantem, e o cabaz começou a ficar recheado de coisas como um galo de Barcelos, chocolates e até latas de conservas nacionais.

Chinês recebe bicicleta nova antes do Natal 
A página de Facebook da iniciativa, "Devolvam a bicicleta ao chinês", já reúne mais de 1700 "fãs" e tem gerado algum feedback, tendo mesmo a história chegado ao outro lado do Atlântico, onde foi comentada num blogue especializado da Globo. Quanto a Feng, continua a promover as energias renováveis e a agradecer o carinho português. A "prenda" portuguesa deveria ter seguido esta semana rumo à China, mas o grupo ainda está à espera "de mais contribuições" e a estabelecer contacto com os CTT, pelo que "a entrega do cabaz ainda não tem data definida". Mesmo assim, espera-se que o mesmo chegue ao seu destino por altura do Natal.

Agência de Notícias 

Comentários