Árvores de Natal ecológicas em Setúbal

“Reciclar é importante para o bem das crianças de hoje e de amanhã”


Oito árvores de Natal, construídas a partir de materiais reutilizados, estão em exposição, desde ontem de manhã, no Largo da Ribeira Velha, na Baixa de Setúbal, no âmbito da atividade “Natal Ecológico”, do projeto municipal “+ Ambiente”. 

Jovens "plantam" árvores de Natal ecológicas na baixa de Setúbal

Garrafas de plástico, sobretudo de água e de iogurte, pacotes de leite e cápsulas de café foram alguns dos materiais reaproveitados pelas entidades que participaram na elaboração das árvores, que podem ser vistas até ao Dia de Reis, 6 de Janeiro.
Do Programa Escolhas, os projetos “Pró Infinito e Mais Além” e “Agora Sim!” optaram pela reutilização de garrafões e garrafas de água para a conceção de duas árvores, desperdícios que os executantes recolheram junto de familiares e vizinhos. 
“Reciclar é importante para o bem das crianças de hoje e de amanhã” é o lema do trabalho apresentado pelo Centro Pedagógico do Bonfim, que envolveu cerca de vinte crianças na construção de uma árvore de Natal ecológica, com o plástico também a predominar. 
Bem diferente está a árvore do Centro de Atividades de Tempos Livres da ACM de Setúbal, decorada com fios elétricos, carregadores e componentes de telemóveis e de material informático. 
Pneus de diversos diâmetros formam a estrutura, suportada por cabos de aço, da árvore de Natal do Gabinete das Manteigadas, da Câmara Municipal de Setúbal, que contou com o apoio do escultor João Limpinho e da empresa Ambitrena. 
Os participantes do “Natal Ecológico” deixaram frases alusivas à importância da reciclagem. Graças à ajuda de três mediadores municipais, que integram o projeto MISP – Mediação Intercultural em Serviços Públicos, além do português, as mensagens estão escritas em crioulo, russo e romeno nas placas de identificação de cada uma das oito árvores.

Agência de Notícias 

Comentários