Palmela investe na sensibilização ambiental


Sacos de pão sensibilizam para deposição de resíduos

Teve início, a 28 de Novembro, a distribuição de sacos de pão nas padarias e outros pontos de venda de pão do concelho de Palmela, no âmbito da campanha “A Nossa Terra é o Espelho de Quem Cá Mora”. No total, serão distribuídos 45 mil sacos em todo o concelho.

Concelho de Palmela investe na sensibilização ambiental 

Estes sacos de papel, especialmente desenhados para o transporte e acondicionamento de pão, apresentam muitas informações úteis sobre a deposição correta dos vários tipos de resíduos e os contatos a utilizar, no concelho, para a marcação prévia de recolha de monstros, verdes (resultantes da limpeza e manutenção de jardins) e entulhos.
A utilização de sacos de pão para o efeito tem, como objetivo, disponibilizar e aproximar, cada vez mais, este tipo de informação do quotidiano dos cidadãos, integrando-a nos seus hábitos diários. Pretende-se, assim, sensibilizar para a necessidade de rotinas mais amigas do ambiente, da imagem urbana das nossas vilas e aldeias e, até, da qualidade da saúde pública.
A campanha “A Nossa Terra é o Espelho de Quem Cá Mora” está em curso desde Junho, numa iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Palmela e da SUMA, a empresa que efetua a recolha de resíduos urbanos, lavagem de contentores e varredura mecânica em algumas zonas do concelho. O aumento da consciência cívica da população, a sua responsabilização pelos resíduos produzidos e a otimização dos recursos são os principais propósitos deste trabalho, que terá continuidade em 2013.
Além de sacos de pão, a campanha de comunicação contou, já, com a distribuição de mono folhas com a fatura da água, a afixação de mupis e a divulgação de anúncios na comunicação social. Durante os meses de Outubro e Novembro, a campanha chegou, também, às escolas do primeiro ciclo, com jogos e ações de sensibilização, que abrangeram cerca de três mil alunos e professores e, através dos materiais informativos distribuídos, vários milhares de familiares.

Agência de Notícias 

Comentários