Palmela discute diversidade da videira


Especialistas debatem importância da diversidade da videira

A Biblioteca Municipal de Palmela vai receber amanhã, quinta-feira, o seminário internacional “Diversidade da videira, factor de sustentabilidade do sector do vinho e do território”, integrado no programa “Palmela, Cidade Europeia do Vinho 2012”.

Diversidade da Videira é o tema do seminário amanhã em Palmela 

O encontro tem como principais objectivos a divulgação das actividades de conservação da diversidade da videira, em curso em Portugal, Espanha e França, e a reflexão conjunta de actores desses países.
A diversidade genética da videira é uma herança valiosa, que constitui um factor relevante de sustentabilidade económica do sector vitivinícola e do próprio território. Só que, este património, criado naturalmente ao longo de milénios, tem vindo a deteriorar-se desde o último quartel do século passado e poderá perder-se em pouco tempo, na ausência das medidas de protecção adequadas.
Vários países da orla mediterrânica, entre os quais Portugal, estão a trabalhar na contenção desse processo de perda, através da criação de conhecimento científico e na sua aplicação à prospecção, conservação e avaliação da diversidade. Exemplo disso é a Associação Portuguesa para a Diversidade da Videira, que conta com a Câmara Municipal de Palmela entre os seus fundadores, e o Pólo Experimental de Conservação da Diversidade da Videira.

Agência de Notícias 

Comentários