Novos equipamentos sociais na Sobreda e no Monte da Caparica


Santa Casa de Almada inaugura Centro Arco-Íris e a Casinha

A  Santa Casa da Misericórdia de Almada inaugurou ontem o complexo “A Casinha” – creche e pré-escolar, na Sobreda, e o Centro Integrado “Arco Íris”, no Monte da Caparica. Mais de duas centenas de crianças e idosos serão abrangidos por estes novos equipamentos sociais que foram apoiados em mais de 160 mil euros pela autarquia de Almada. 


Almada tem mais dois equipamentos sociais a funcionar 

A Santa Casa da Misericórdia de Almada inaugurou ontem, no Monte da Caparica, o Centro Integrado Arco-iris, com capacidade para 173 utentes, entre crianças e idosos. 
A funcionar desde Setembro, o centro engloba um centro de dia para 100 utentes e um centro de convívio para 60 idosos, bem como um berçário para 73 crianças.
Este centro integrado representa um investimento de 2,2 milhões de euros e tem actividades como a escrita, leitura, folclore, teatro e passeios turísticos.
"Gosto de fazer tudo por aqui, divirto-me muito, até ando no coro", conta Maria Palmira, de 77 anos, há 13 anos utente da Santa Casa, que encontra no centro um escape para a solidão.
Já Clarice Cruz, de 58 anos, viu no Centro Arco-Iris a oportunidade de ajudar os outros. A desempregada ofereceu-se como voluntária. "Aqui acompanho os idosos, é uma experiencia muito gratificante", disse.
Segundo o bispo de Setúbal, Gilberto Canavarro Reis, que esteve presente na inauguração do espaço, trata-se do "primeiro equipamento de raiz situado no plano integrado de Almada".
Situado na Rua de S. Lourenço Nascente, no Monte de Caparica, o projeto do Centro Integrado “Arco Íris” vai dispor de 73 vagas em creche, 40 em centro de convívio e 60 em centro de dia. Este novo equipamento contou com um apoio financeiro da Câmara de Almada no valor de 61 mil euros.
O número de empregos criados no âmbito do funcionamento destes novos equipamentos sociais é de 36 postos de trabalho.

“A Casinha” recebe 126 meninos
Localizado no Terreiro Alfredo Marceneiro, em Vale Figueira, na freguesia da Sobreda, o novo centro infantil – que também foi inaugurado ontem – vai dispor de 76 vagas em creche e 50 em pré-escolar, constituindo um alargamento do edifício que a Santa Casa da Misericórdia de Almada já tem no local e serve de sede à Creche Familiar.  O edifício da creche tem quatro pisos constituídos por um refeitório e respectivas áreas de apoio, instaladas no piso térreo, salas equipadas para receber crianças a partir dos quatro meses e um espaço polivalente com um pequeno terraço, situado no último piso.
 Com uma área total de 976 m2, a construção da creche recebeu um apoio da Câmara de Almada no valor de 101 mil euros.


Agência de Notícias 

Comentários