Medico de família vai chama-lo


Médico só mesmo para quem precisa

Desde o início desta semana, os utentes que não vão a consultas com o seu médico de família há três anos serão contactados pelos centros de saúde para dizerem se pretendem manter o seu lugar na lista do médico. Estes utentes vão começar a receber cartas dos respectivos centros de saúde ou unidades de saúde familiar, tendo então um prazo de 90 dias para responder se quiserem manter o seu lugar na lista.

Ministério da Saúde quer dar médicos família a quem precise mesmo 

De acordo com um despacho de 24 de Outubro do secretário de Estado Adjunto do ministro da Saúde, acordado com os sindicatos como parte do processo de actualização de listas, os utentes inscritos que não frequentam o centro de saúde há mais de 3 anos e não tenham tido um contacto nos últimos 90 dias, são colocados numa lista paralela.
No entanto, se assim o desejarem, podem regressar imediatamente ao seu centro de saúde, até mesmo ao seu médico original, desde que este tenha vaga na lista, caso contrário será colocado na lista de um médico com vagas.

O objectivo do projecto é conseguir que os cerca de 1,5 milhões de portugueses que não têm médico de família consigam passar a integrar listas de médicos que tinham as suas vagas preenchidas por utentes que na prática não utilizam os cuidados de saúde primários. Por cada utente que é considerado “não frequentador” entra um utente sem médico, que passará a integrar essa lista.
Recentemente, também com o objectivo de chegar a mais utentes, um acordo entre sindicatos e Ministério da Saúde permitiu que os especialistas em medicina geral e familiar passassem a ter mais inscritos nas suas listas.

Agência de Notícias 

Comentários