Ladrões sequestram sacristão em Paio Pires

Dupla queria dinheiro e coroa em ouro da igreja

Os assaltos chegaram aos locais de culto do distrito. Na madrugada de segunda-feira, segundo escreve o Correio da Manhã, dois homens assaltaram e sequestraram o sacristão da igreja de Paio Pires, no Seixal. Os “amigos do alheio” queriam a chave da igreja e do cofre da mesma onde haverá dinheiro das ofertas dos fiéis e a coroa em ouro usada na procissão local. Com sorte e muita fé o sacristão conseguiu fugir e trancar-se na igreja. Os ladrões fugiram sem nada.

Dupla falhou assalto ao cofre da Igreja de Paio Pires, no Seixal

Encapuzados e armados com uma pistola, os dois assaltantes estavam escondidos dentro da casa de banho, quando o sacristão, 33 anos, entrou em casa, ontem de madrugada, em Paio Pires, Seixal.
Um dos ladrões apontou a arma ao pescoço da vítima e, sabendo que esta guarda a chave da igreja da Nossa Senhora da Anunciada – a cerca de 20 metros da sua casa – disse-lhe logo que queria que o sacristão abrisse o cofre onde, para além do dinheiro das ofertas, é ainda guardada uma coroa feita com ouro doado pelos paroquianos.
A vítima, sequestrada perto da uma da manhã, foi várias vezes agredida dentro de casa. Tinha dois telemóveis mas os assaltantes só queriam que o sacristão pegasse nas chaves da Igreja para lhes abrir o cofre. Enquanto um dos ladrões ficou em casa, o outro acompanhou a vítima até à igreja. Quando estavam a chegar às instalações, uma vizinha surgiu à porta e a vítima aproveitou  para entrar na igreja e fechar-se. Ligou o alarme e os ladrões acabaram por fugir.
O sacristão junto à igreja não quis prestar declarações sobre o caso “por estar a ser investigado pela Polícia Judiciária”.
O pároco da freguesia de Paio Pires, Daniel Cacela, também não quis comentar a tentativa de roubo. A PJ foi contactada pela GNR. O sacristão já foi ouvido pelos investigadores. Os assaltantes continuam a monte.
Coroa de Ouro feita pelos paroquianos A paróquia conta com um novo ‘tesouro’ desde o início deste ano. Uma coroa de ouro é agora um dos objectos mais simbólicos da igreja de Paio Pires, ainda mais por ter sido mandada construir com ouro doado pelos paroquianos. Ao longo de dois anos, a igreja pediu, junto dos crentes, peças de ouro que se tivessem partido  ou não tivessem par. Reunido o metal necessário, foi mandada construir uma coroa para embelezar a imagem da Nossa Senhora da Anunciada. “Ainda recentemente vimos a coroa numa procissão. É muito bonita e um dos maiores bens de Paio Pires”, disse uma paroquiana. Uma coroa que agora também é desejada pelos larápios.

Agência de Notícias 

Comentários