Governo decreta serviços mínimos nos portos de Lisboa e Setúbal


Estivadores prolongam greve até dia 5 de Dezembro

Sobe o tom do conflito entre estivadores e operadores portuários. Governo fixou serviços mínimos para as operações nos portos de Lisboa e Setúbal. Estivadores responde com pré-aviso de greve até 5 de Dezembro.

Governo obriga estivadores a serviços mínimos em Lisboa e Setúbal

Os estivadores prolongaram a greve nos portos por mais uma semana, até ao dia 5 de Dezembro. A notícia é avançada pelo “Diário Económico”, esta quinta-feira de manhã, segundo o qual o pré-aviso foi apresentado pelo Sindicato dos Estivadores do Centro e Sul de Portugal.
O Governo fixou serviços mínimos para as operações nos portos de Lisboa e Setúbal, no período de greve até 28 de Novembro, segundo comunicado enviado à agência Lusa.
O Ministério da Economia e Emprego informa que a decisão "visa mitigar os efeitos prejudiciais para a economia da greve naqueles portos e surge na ausência de um acordo entre os operadores e as estruturas sindicais que entregaram os pré-avisos da paralisação".
Segundo o ministério, "os serviços mínimos hoje definidos estão em linha com o que foi acordado entre os operadores e os sindicatos a 26 de Outubro, antecedendo um outro período de greve".
"Assim, estarão assegurados durante este período operações que tenham por objecto medicamentos ou artigos de consumo hospitalar, bem como movimentações periódicas de cargas para as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira com géneros alimentícios, produtos deterioráveis ou componentes sobressalentes para equipamentos de primeira necessidade", acrescenta o comunicado.
De acordo com a informação, "também estarão asseguradas a carga e descarga, nos termos da lei, de animais vivos, mercadorias deterioráveis e bens considerados essenciais à economia nacional". Por outro lado, "ficam asseguradas através de serviços mínimos a movimentação de cargas destinadas à exportação (União Europeia ou países terceiros)", refere o comunicado.

Notícias relacionadas:
Secil em dificuldade por culpa da greve dos estivadores
Cervejeiras queriam Estivadores a trabalhar
Estivadores prolongam greves até final de Novembro
Greve nos Portos sem fim à Vista




Agência de Notícias 

Comentários