Barreiro investe na limpeza e ecologia


Trabalhos de arranjo paisagístico de Alburrica já começou

 

Os serviços da Câmara do Barreiro encontram-se a realizar uma intervenção de desmatação e limpeza na área a intervir no âmbito da empreitada para a Qualificação do Território de Alburrica. Findos estes trabalhos terá início a empreitada, propriamente dita, que inclui, designadamente, percursos pedonais e iluminação pública, a par de equipamentos de mobiliário urbano e outros dedicados a circuito de manutenção e geriatria. Ainda no Barreiro, está aberto o concurso “Árvores de Natal Ecológicas” elaboradas a partir da reutilização de materiais. Esta iniciativa, que já decorre desde 2006, pretende sensibilizar os munícipes, em geral, para a importância e vantagem da reutilização de materiais na criação de novos objectos.

Barreiro está a qualificar zona da Alburrica, junto ao Tejo

Aquela empreitada, cujo valor apresentado é de 320 mil 401 euros estima-se que decorra ao longo de 120 dias a partir da sua consignação. A intervenção inclui trabalhos de qualificação dos acessos, percursos pedonais e iluminação pública, colocação de equipamentos de mobiliário urbano e equipamentos dedicados a circuito de manutenção e geriatria, equipamento infantil, campo de jogos de praia, equipamentos de apoio à utilização de veraneio (duche e lava pés), qualificação e reorganização do estacionamento, assim como tratamento paisagístico do local.
Recorde-se que, no contexto dos trabalhos desenvolvidos pela autarquia visando a concretização das acções previstas na candidatura REPARA - Regeneração Programada da Área Ribeirinha de Alburrica, foi aprovado em reunião privada de Câmara a proposta de adjudicação da empreitada para a Qualificação do Território de Alburrica à empresa VIBEIRAS – Sociedade Comercial de Plantas, S.A.
Na reunião pública de Câmara, Rui Lopo, vereador responsável pelo Planeamento e Gestão Urbana da CMB acrescentou que tanto o Moinho Pequeno como a Escola Conde Ferreira foram incluídos na candidatura do REPARA. “Serão integradas no concurso que havemos de lançar para execução das obras de arranjo de espaço público e de infra-estruturas com usos que lhes estão previstos. Também estes serão alvos de concessão”, disse o vereador.

Árvores de Natal ecológicas a concurso
O município do Barreiro, através da Divisão de Sustentabilidade Ambiental, volta a propor à Comunidade Educativa do Concelho do Barreiro a realização do concurso “Árvores de Natal Ecológicas” elaboradas a partir da reutilização de materiais. Esta iniciativa, que já decorre desde 2006, pretende sensibilizar os munícipes, em geral, para a importância e vantagem da reutilização de materiais na criação de novos objectos.
O Regulamento do Concurso, aprovado por unanimidade na Reunião Ordinária Privada da Câmara Municipal, refere que os destinatários deste concurso são os estabelecimentos de ensino da rede pública, privada e de solidariedade social do concelho e outras entidades conexas.
Sobre as condições de participação, o Regulamento prevê que a mesma deva ser feita de forma colectiva (por estabelecimento de ensino) e que apenas será considerada uma Árvore de Natal por instituição participante. Refira-se que os trabalhos realizados deverão ser identificados de forma visível, com o nome da instituição, e apresentar uma base sólida. Não são permitidos trabalhos sujeitos a suspensão.
Ainda de acordo com o Regulamento, o trabalho entregue pela entidade participante terá exposição obrigatória, salvo se não cumprir as condições de segurança e estabilidade necessárias para tal efeito, de acordo com o referido anteriormente.
As “Árvores de Natal Ecológicas” estarão expostas ao público, no período de 13 de Dezembro de 2012 a 6 de Janeiro de 2013, em local a designar. Os trabalhos devem estar finalizados até ao dia anterior à data da recolha.
Os melhores trabalhos serão premiados da seguinte forma: 1º prémio – no valor de 500 (quinhentos euros); 2º prémio – no valor de 350 (trezentos e cinquenta euros) e 3º prémio – no valor de 250 (duzentos e cinquenta euros).

Agência de Notícias 

Comentários