Angela Merkel passa por Palmela


Autoeuropa na rota da visita da chefe de estado alemã a Portugal

A chanceler alemã, que tem visita a Portugal marcada para 12 de Novembro, vai visitar, juntamente com o primeiro-ministro português, a sede da Autoeuropa, em Palmela. Para além disso, Angela Merkel estará com Pedro Passos Coelho na abertura do Fórum Económico, no CCB, disse à Lusa fonte oficial.

Angela Merkel e Passos Coelho visitam  juntos a Autoeuropa, em Palmela

A mesma fonte adiantou à Lusa que a visita oficial da chefe do governo alemão é vista, por ambos os governos, como uma manifestação de solidariedade, de confiança e de apoio, por parte da Alemanha, aos esforços de Portugal no cumprimento do programa de ajustamento assinado com a troika.
A deslocação de apenas algumas horas que a chefe do governo alemão realiza a Portugal é uma visita de alto risco e que já está a ser preparada ao mais alto nível pelas forças e serviços de segurança em Portugal.

O programa de Merkel em Portugal
A primeira visita bilateral que a chefe do governo alemão realiza a Portugal deverá começar com encontros oficiais com o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e com o chefe do executivo português, na manhã de 12 de Novembro, segunda-feira.
Após os encontros, Merkel segue, acompanhada por Pedro Passos Coelho, para a visita às instalações da Autoeuropa, unidade fabril do grupo alemão Volkswagen. De Palmela, os dois chefes de Governo e a comitiva de empresários que acompanhará a chanceler seguem depois para uma conferência de investidores, que terá lugar no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.
Neste fórum participarão algumas empresas alemãs, como a própria Volkswagen, a Siemens, a Bosch ou a BASF. Este fórum económico, com vários painéis, vai ter início com um discurso da chanceler alemã, que se fará acompanhar de uma comitiva de empresários alemães e do primeiro-ministro português.
Um painel será aberto pelo ministro das Finanças, Vitor Gaspar, e outro pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, disse à Lusa fonte oficial.

Merkel oferece cem bolsas de estágio a licenciados portugueses
Durante a visita oficial de Angela Merkel será também anunciada a concessão de 100 bolsas de estágio para licenciados portugueses, na Alemanha, sobretudo para áreas técnicas, de engenharia e novas tecnologias.
A aposta de Portugal no sistema dual de aprendizagem, à semelhança daquele que vigora na Alemanha, é outra questão tida como «muito importante» e que será abordada durante a visita de Angela Merkel, revelou a mesma fonte.
A possível aplicação, em Portugal, do sistema dual de formação profissional alemão, que pretende que um jovem aprenda qualificações teóricas enquanto pratica essa teoria em contexto de trabalho nas empresas, têm sido um dos temas abordados nas várias reuniões mantidas entre o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, e o seu homólogo alemão, Philipp Rösler.
O governante português salientou repetidamente a importância da formação e do ensino técnico-profissional como forma de aumentar a empregabilidade e a qualificação e referiu que o Governo conta alargar, ainda este ano, o sistema dual de aprendizagem.

Agência de Notícias 

Comentários