Alcochete vai ter duas cantinas sociais


“Não há razão para que as famílias  em Alcochete passem fome”

O concelho de Alcochete vai ter em funcionamento duas cantinas sociais, uma medida inserida no Programa de Emergência Social implementado pelo Governo para garantir às pessoas ou famílias que mais necessitam o acesso a refeições diárias gratuitas. Ainda no capítulo da solidariedade, a Biblioteca de Alcochete disponibilizou 175 manuais escolares a 45 famílias no âmbito do Projecto Dar de Volta, uma iniciativa promovida pela Associação de Municípios da Região de Setúbal, à qual a Câmara de Alcochete aderiu neste ano lectivo. 

Concelho de Alcochete vai ter duas cantinas sociais 

Em Alcochete, a Santa Casa da Misericórdia de Alcochete e a Fundação João Gonçalves Júnior vão assegurar o funcionamento das duas cantinas sociais, na sequência da assinatura dos respectivos protocolos com o Ministério da Solidariedade e da Segurança Social, no decorrer de uma cerimónia realizada ontem, dia 24 de Outubro.
Na reunião descentralizada da Câmara Municipal no Passil, realizada ontem, dia 24, o Vereador da Educação, também presidente da Direcção da Fundação João Gonçalves Júnior, informou o Executivo da assinatura dos referidos protocolos.
“As cantinas sociais funcionam em instituições que têm disponíveis refeições que variam entre custo zero e um euro, valor máximo da refeição, para todos aqueles que estejam em situação de dificuldade, refeições feitas para serem consumidas em casa”, explicou Paulo Alves Machado.
Segundo o autarca, a Santa Casa da Misericórdia funcionará como cantina social 7 dias por semana, com almoço e jantar, e a Fundação João Gonçalves Júnior só fornecerá almoços de segunda a sexta-feira.
“Com estas duas instituições, não há razão para que as famílias  em Alcochete passem fome”, disse o responsável, destacando que “quem precisar de utilizar este serviço tem que se dirigir à Divisão de Educação, Desenvolvimento Social e Saúde (Escola Conde Ferreira, no Jardim do Rossio) ou ao Centro Comunitário Cais do Sal (Bairro da Coophabital em Alcochete), onde é feita a avaliação e o encaminhamento das pessoas”.


"Dar de Volta" beneficiou alunos do Concelho com 175 manuais escolares  
Projecto Dar a Volta distribuiu 175 livros escolares em Alcochete

Ainda no capítulo da solidariedade, a Biblioteca de Alcochete disponibilizou 175 manuais escolares a 45 famílias no âmbito do Projecto Dar de Volta, uma iniciativa promovida pela Associação de Municípios da Região de Setúbal, à qual a Câmara de Alcochete aderiu neste ano lectivo. 
Esta informação foi prestada pela Vereadora da Cultura, Susana Custódio, ao Executivo Municipal, no decorrer da reunião de Câmara. Em colaboração com as famílias e as escolas, o projecto Dar de Volta incentivou e proporcionou aos munícipes a reutilização dos manuais escolares que estavam em condições de ser reaproveitados por outros alunos do 2.º e 3.º ciclos dos Ensinos Básico e Secundário, tendo-se obtido a doação de cerca de 3000 manuais do 1.º Ciclo ao Ensino Secundário, com a condicionante de que 70 por cento dos manuais tinham data de edição anterior a três anos lectivos.
A pedido de dois professores foram entregues 12 manuais do 7.º ano da disciplina de História e 11 manuais de 5.º, 6.º e 7.º anos de Educação Moral Religiosa e Católica na Escola E.B. 2,3 El-Rei D. Manuel I para os alunos.
A Biblioteca de Alcochete tem ainda disponíveis para empréstimo 57 manuais escolares do 5.º, 6.º, 8.º e 9.º anos, adoptados pelo Agrupamento de Escolas de Alcochete, e procedeu ao envio dos restantes manuais, que não foram passíveis de empréstimo por diversas razões, para Luanda (700 manuais para a Sociedade Mineira de Catoca) e para Nampula (2100 manuais para a Escola Comunitária Maria Riviê).


Agência de Notícias 

Comentários