Tróia dedica 13 dias ao ambiente


Valorizar ambiente e o património natural da península

O Troiaresort vai promover, a partir de hoje e até dia17 do corrente mês, actividades diárias sob a égide do Ambiente. O Troiamarina recebe, no dia 15, a Cerimónia Oficial do hastear da 1ª Bandeira Azul de 2012.

Ambiente e património natural  em destaque em Tróia durante 13 dias

Durante o programa “13 Dias com o Ambiente”, visitantes, hóspedes e clientes do Troiaresort vão poder participar em iniciativas disponíveis para todas as idades, nomeadamente, percursos pedestres, passeios entre-marés, tertúlias, teatros, ateliers, Horas do Conto Verde e serões mágicos, para além do lançamento do livro infantil Histórias dos Roazes do Sado - livro dedicado à melhoria das condições de vida dos roazes do Sado -, no dia 7, às 18horas.
Uma eco-tour, entre Setúbal e Tróia, no dia 9, às 11horas, na ciclovia do Troiaresort e na qual poderão participar todos os portadores de bicicletas, trotinetes, patins, triciclos ou viatura a pedais. A cerimónia oficial do hastear da 1ª Bandeira Azul de 2012 de marinas, no dia 15, às 11.30 horas e um torneio Eco-volley promovido pelo Volley Clube de Setúbal, dia 17, às 9horas, na praia Tróia-Mar, são algumas das actividades a levar a cabo. Também entre os dias e 5 a 17 de Junho, o transporte de bicicletas, a bordo dos ferries da Atlantic Ferries, será gratuito

Valorização do património  
Aliás, a decisão, do Júri Nacional da Bandeira Azul para Praias, Portos de Recreio e Marinas, em promover a Cerimónia Oficial do Hastear da 1ª Bandeira Azul numa Praia e numa Marina na Troiamarina ocorre devido ao “empenho da Troiamarina na melhoria das suas condições e gestão ambiental (…). Esta escolha pretende ser um contributo para a valorização e boa imagem pública do esforço dessa entidade na melhoria das condições ambientais e da sua zona envolvente assim como valorizar o facto de ser uma marina nova a receber o Galardão Bandeira Azul”.
De referir que desde o início que o Troiaresort aposta na valorização do património natural da península de Tróia, assumindo a excelência ambiental como factor de diferenciação.
Para Célia Ferreira, Responsável da Gestão Ambiental da Sonae Turismo “ao optarmos por esta programação, pretendemos dar a conhecer Tróia como um local privilegiado para o contacto com a natureza e a importância que o Troiaresort dá às questões ambientais”.
O desenvolvimento do Troiaresort foi acompanhado pela implementação de um sistema de gestão ambiental que, progressivamente, englobou as fases de projecto, construção e exploração.” Aquela responsável referiu ainda que o Troiaresort “encontra-se certificado de acordo com a norma internacional ISO 14001 desde 2005 e, em 2008, foi registado no sistema comunitário de ecogestão e auditoria (EMAS), sendo o primeiro resort em Portugal a obter este reconhecimento.”
Até à data foram inventariadas, no Troiaresort, mais de 600 espécies na área, entre flora, aves, mamíferos, répteis, anfíbios e organismos que vivem na zona entre-marés.

Agência de Notícias 

Comentários