“S. Julião em Festa” começa hoje


O melhor da freguesia a partir de hoje no Largo de Jesus  

A sétima edição de “S. Julião em Festa” vai ter lugar, pela terceira vez consecutiva, no Largo de Jesus, em Setúbal. O certame começa hoje e terminará dia 23, abrangendo três fins-de-semana. A Junta de S. Julião é a entidade promotora do evento que, de forma indirecta, colabora para a auto-sustentabilidade do movimento associativo da freguesia.


Festa de S. Julião, em Setúbal, começa hoje 

“Esta iniciativa tem a grande virtude de ajudar a financiar as associações/colectividades da nossa freguesia que, com o seu trabalho e empenho à frente dos stands gastronómicos, conseguem angariar boa parte das receitas para sustentar as suas regulares actividades, ao longo do ano”.
Esta posição foi, ontem, manifestada pelo presidente da Junta de Freguesia de S. Julião, entidade que volta a montar, pelo sétimo ano consecutivo, o “S. Julião em Festa”.
São onze os pavilhões gastronómicos explorados pelo movimento associativo da freguesia. “A cada uma das colectividades é-lhes atribuído um pavilhão gratuitamente, e têm a total liberdade de os explorarem, através do serviço de petiscos e bebidas,” explicou Gilberto Rosado.
Os pavilhões foram alugados pela autarquia de S. Julião. O palco é propriedade da Junta. A Câmara de Setúbal comparticipa com a vertente logística, “dentro do possível”, como reconheceu.
O orçamento desta festa “não deverá andar longe dos seis mil euros”, de acordo com o autarca de S. Julião. “É um orçamento inferior, comparativamente com as anteriores edições deste certame, mas, concerteza, que em nada se reflectirá na qualidade final dos espectáculos.”
“Mais que este orçamento para a festa seria um disparate, face à actual conjuntura sócio-económica, sendo que a nossa autarquia está a prestar apoio e a canalizar verbas para recorrer a casos gritantes na área social, a grande prioridade dos nossos tempos”, defende Gilberto Rosado.

Jogos da selecção com direito a sardinhada e caracolada gratuita
O presidente da Junta de Freguesia de S. Julião destaca a tradição da organização do certame oferecer uma sardinhada e caracolada gratuitas, respectivamente nos dias 13 e 17, por ocasião da transmissão de jogos da Selecção Portuguesa no Europeu, respectivamente frente à Dinamarca e Holanda.
Diga-se que, depois de “S. Gabriel em Festa”, esta é a segunda das regulares festas populares setubalenses, a que se seguirá a SetFesta, no Largo José Afonso, com início no último fim-de-semana do corrente mês.
Recorde-se que o “S. Julião em Festa” começou por se realizar no jardim dos Arcos, durante os primeiros três anos, teve uma passagem temporária de um ano pelo Largo do Sapalinho e, vai para o terceiro ano consecutivo, no Largo de Jesus.
Instado sobre estas andanças, Gilberto Rosado considera este o melhor espaço. “Para nós, e tendo em conta os prós e contras, este acaba por ser o melhor local da festa, quer pelo facto de se localizar no centro da freguesia, quer pela circunstância da festa prejudicar o menor número de pessoas residentes”.

Bairro do Tróino também em festa
Pela primeira vez este ano, vai acontecer mesmo ali ao lado, a primeira edição das festas de Tróino, com a particularidade desta iniciativa popular se iniciar também esta noite e prolongando-se durante todo o corrente mês. Gilberto Graça não gostou da “concorrência”, considerando “haver outras datas disponíveis, e que não colidiam com nenhuma das festas já instituídas”.

Agência de Notícias 

Comentários