Reticências da Sociedade por Ana Sofia Horta


Profissão: Educadora

Porquê? Porque acredito que desde bebé se aprende a viver em grupo, comunidade, se aprende a respeitar, aprendem-se valores que são importantes nesta idade e que duram, permanecem para o resto da vida: Tudo o que hoje preciso realmente saber, sobre como viver, o que fazer e como ser, eu aprendi no jardim de infância. A sabedoria não se encontrava no topo de um curso de pós-graduação, mas no montinho de areia da escola de todo dia.” Robert Fulghum.


Porque adoro “subir” ao nível das crianças, rebolar, cheirar as flores, pintar com as mãos, dar gargalhadas por um balão que corre na sala a fazer barulho. Dançar, cantar como se fossemos os melhores. Descobrir as necessidades e compreender e conhecer cada criança e respeitá-la por ser da forma como é.
Não tirei o curso para ter um ordenado ao fim do mês, se assim fosse não me tinha despedido.
Sou Educadora porque acredito nas minhas competências, no meu trabalho e que é hoje que criamos o futuro de amanhã! Crianças rebeldes, espevitadas para enfrentar a constante mudança, a curiosidade de procurar e descobrir, trabalhar em grupo, ser criativo. Não ter medo de arriscar, saber aceitar um não, partilhar, não ter medo de cair e de ser ajudado, ter prazer em ajudar e ser solidário.
Poderia escrever um testamento com todas as razões e mais algumas daquilo em que eu acredito, não são as metodologias, pois nenhuma é correcta, cada educador deve adaptar as várias pedagogias à sua sala e crianças  depois de saber as suas necessidades para saber preencher os vazios e torná-los fortes independentes... cidadãos sãos, úteis, sinceros, prontos para mudar o Mundo!


Ana Sofia Silva Horta 
Educadora de Infância no Desemprego 
Oeiras 


O terceiro dia semana tem sempre uma reticência. O mundo pula e avança mas, à Terça-feira, Ana Sofia Horta chega ao ADN com uma história de vida ou uma estória pessoal. Uma visão muito pessoal e uma opinião muito real da sociedade. Para ler, saborear, pensar e analisar. 

Consulte todos os artigos da autora

Comentários