Quercus atribui qualidade de ouro a 290 praias


Praias do distrito em destaque

O concelho de Albufeira, no Algarve, é o que tem mais praias com qualidade de ouro [18] segundo os critérios da Quercus. Num total de 526 zonas balneares, a associação ambientalista distingue este ano 290, mais quatro do que no ano passado. Mas, apesar deste sinal positivo, aumentou o número de praias com qualidade “má” (seis, mais cinco do que em 2011) e diminuiu o das zonas balneares com qualidade “excelente”. As praias de Almada (Costa da Caparica) e de Grândola estão entre as melhores do país. Mas também há praias de Setúbal, Sesimbra, Sines e Santiago do Cacém entre as melhores.

Praia da Figueirinha, Setúbal, é das melhores do país para a Quercus

Com base na informação do ex-Instituto da Água (agora integrado na Agência Portuguesa do Ambiente), a Quercus procurou as praias que cumprissem três requisitos: ter tido qualidade boa da água entre 2007 e 2009, qualidade excelente em 2010 e 2011 e ter um desempenho excelente em todas as análises realizadas na época balnear de 2011.
O resultado desta avaliação foi a atribuição do selo de “qualidade de ouro” a 290 praias (no continente e ilhas), grande parte delas (116) localizadas a sul do rio Tejo, ao contrário do que se verifica na atribuição da bandeira azul. Depois de Albufeira, Almada e Vila Nova de Gaia (com 15 cada), Vila do Bispo (12), Torres Vedras (11) e Grândola (dez) são os concelhos mais premiados.
Na lista da associação figuram apenas 11 praias fluviais, menos uma do que no ano anterior. O concelho da Pampilhosa da Serra é o que tem maior número destas praias com qualidade de ouro; duas. “Nas praias interiores, a redução da percentagem de praias com classificação ‘excelente’ é muito significativa, de 75 para 54 por cento”, nota Francisco Ferreira, da Quercus. O dirigente alerta para a necessidade de dar “mais atenção” a estas praias, que considera “fragilizadas” devido à falta de fiscalização e às falhas ainda existentes ao nível do saneamento básico.

Critérios diferentes da Bandeira Azul
As praias distinguidas com “qualidade de ouro” não coincidem com as que têm bandeira azul: a Quercus distinguiu 96 praias que não foram galardoadas com bandeira. Por exemplo, em Aljezur (Algarve), apenas três das nove praias “de ouro” da Quercus têm bandeira azul. Em Almada, a diferença é ainda maior: em 15 praias “de ouro”, só cinco têm o galardão azul.
A diferença está nos critérios utilizados. A avaliação da Quercus é mais limitada, baseando-se apenas na qualidade da água das praias, mas é mais exigente neste aspecto do que a Associação Bandeira Azul que este ano distinguiu 275 praias. Esta utiliza também critérios de informação e educação ambiental, e de segurança e conforto dos utentes.


Agência de Notícias 

Comentários