PS elegeu nova líder distrital


Madalena Pereira venceu Eduardo Cabrita para dirigir PS

Madalena Alves Pereira venceu folgadamente Eduardo Cabrita nas eleições que decorreram sexta-feira, em todos os concelhos do distrito de Setúbal, para eleger o novo líder distrital dos socialistas. Como linhas estratégicas de trabalho, a nova líder socialista deixou criticas à esquerda  [criticou a gestão autárquica da CDU no distrito] e à direita onde criticou o Governo de Passos Coelho por esquecer o distrito. Madalena Alves Pereira propõe ainda uma “agenda Regional para o Emprego no distrito de Setúbal, através de uma plataforma de entendimento transversal a todos os partidos”. Ao todo, deverá eleger 112 delegados na Federação Socialista contra os 58 de Eduardo Cabrita.

Madalena Alves Pereira promete um novo ciclo para o PS Setúbal 

2.313 militantes participaram no acto eleitoral, o que resultou numa percentagem de votação de 64 por cento para Madalena Pereira e 35 para o deputado Eduardo Cabrita. Na secção de Setúbal, ainda segundo números possíveis de apurar, mas não oficiais, a candidata vencedora acolheu a preferência de 189 militantes, contra os 100 votos alcançados pelo candidato derrotado.
Diga-se que o próximo Congresso está agendado para o próximo dia 30, no auditório da Anunciada, em Setúbal.  
Com esta vitória, a nova líder socialista distrital – que substitui Vítor Ramalho no cargo – deverá eleger 112 delegados, enquanto o candidato derrotado elegerá 58 delegados.
No mesmo dia os socialistas elegeram ainda Helena Domingues para a Federação das Mulheres Socialistas. A candidata vencedora teve 420 votos contra os 360 de Maria José Esteves 

Madalena critica CDU por “má gestão autárquica” e Governo por “esquecer o distrito”
Na apresentação à comunicação social da moção Ganhar o Futuro, a candidata socialista, acompanhada por Torres Couto, Francisco Santos e Acácio Lopes, criticou a gestão autárquica da CDU, evidenciando a rotura financeira da maioria das autarquias geridas pela CDU no distrito de Setúbal; criticou ainda o Governo PSD/CDS-PP por abandonar o distrito, deixando cair projetos como o TGV, a Terceira Travessia do Tejo, o Novo Aeroporto de Lisboa, responsabilizando o Governo de Passos Coelho pelo elevado desemprego verificado na região.
Para Ganhar o Futuro no distrito de Setúbal, Madalena Alves Pereira considera que existem etapas essenciais que têm de ser cumpridas: “o combate à corrupção, valor ético de credibilização e realização do Estado de Direito com os políticos e pelas pessoas; a defesa do Estado Social sinónimo da igualdade de oportunidades; a promoção do emprego, símbolo da realização humana e garante de progresso; o incremento da participação cidadã e política; a definição de uma marca identitária das políticas socialistas no Distrito de Setúbal, o estabelecer novos desafios para a governação local", diz a nova líder do PS Setúbal.
"Para as concretizarmos precisamos de modernizar a nossa estrutura partidária e definir também o papel que queremos atribuir à nossa Federação Distrital”, referiu.

Agenda para o emprego 
Emprego está na primeira linha de ação da nova líder socialista distrital

A advogada barreirense propõe um conjunto de medidas concretas na moção com que ganhou a distrital. Entre várias propostas, defende a elaboração, subscrição e divulgação de códigos de conduta ética a que se devem submeter os parlamentares e autarcas do distrito de Setúbal; propõe a criação de uma Agenda Regional para o Emprego no distrito de Setúbal, através de uma plataforma de entendimento transversal a todos os partidos, entre deputados, autarcas, empresários, representantes dos trabalhadores e das organizações sociais com vista a encontrar denominadores comuns para promoção do emprego; no sentido de potenciar a participação dos cidadãos na vida pública e partidária, propõe a implementação do Observatório de Ideias e Práticas Inovadoras do PS; propõe a elaboração de um manifesto autárquico para o distrito, suporte das políticas locais para o distrito com marca PS, a marca que irá diferenciar das opções conservadoras quer à direita, quer à esquerda no distrito.

Paulo Jorge Oliveira 

Comentários