Pingo Doce voltou hoje às promoções



50 por cento de desconto em produtos nacionais

A partir de hoje e, até domingo, a cadeia de distribuição dá 50 por cento de desconto imediato numa lista de produtos nacionais, desde que se faça 25 euros em compras noutros produtos. Recorde-se que as campanhas promocionais do Pingo Doce começaram no passado dia 1 de maio com descontos imediatos de 50 por cento em todos os produtos da loja.

Produtos nacionais com desconto... se gastar 25 euros noutros produtos

Durante esta quinta-feira, até domingo, os preços nacionais do Pingo Doce apresentam uma redução de preço de 50 por cento. O desconto não representa qualquer homenagem à nação, em vésperas do Dia de Portugal, mas a manutenção da estratégia de descontos, que pretende cativar os clientes para as lojas do Grupo Jerónimo Martins, em dia de feriado.
No entanto, os clientes do Pingo Doce, para poderem usufruir desta campanha de desconto de 50 por cento em produtos nacionais são obrigados a realizar compras no valor mínimo de 25 euros.
A promoção dos 50 por cento – agressiva estratégia de marketing do Pingo Doce – pode prolongar-se até ao fim de semana. Esses 25 euros de consumo mínimo terão de ser gastos em produtos que não são nacionais e que, nesse sentido, estão fora desta campanha de promoção generosa do Pingo Doce.

Campanhas agressivas começaram a 1 de maio
A estratégia dos descontos de 50 por cento da cadeia de supermercados foi aplicada pela primeira vez no dia 1 de maio, Dia do Trabalhador, e gerou grande controvérsia, com investigações sobre alegada venda de produtos abaixo do preço de custo, no Pingo Doce. Nessa altura, os consumidores teriam de comprar 100 euros de produtos. A campanha foi mediática pelo enorme caos causado nas cadeias do Grupo Jerónimo Martins.
Indiferente às críticas, o Pingo Doce continuou a fazer as suas promoções, para, tal como referiu Alexandre Soares dos Santos, "aumentar as vendas".
Seguiram-se depois as promoções da carne e do peixe.
Estas campanhas do Pingo Doce inserem-se na política anunciada pelo Grupo para 2012, que tem como principal objetivo ganhar quota de mercado.
No primeiro trimestre deste ano o Pingo Doce registou um crescimento de 2,1 por cento nas vendas, sendo que as vendas de marca própria cresceram 7,6 por cento.
De referir que a campanha do 1º de maio resultou em lucros que ascenderam a cerca de 26 milhões de euros.  

Paulo Jorge Oliveira 

Comentários