Moita abre bibliotecas ao ar livre


Cultura, caminhadas e muito desporto

A Biblioteca do Parque, no Parque José Afonso, na Baixa da Banheira, reabre ao público no dia 15 de junho, pelas 9:30h. Até 31 de agosto, as Bibliotecas Municipais levam os livros até ao parque, num espaço dedicado à leitura de lazer e à animação da leitura. Na praia do Rosário, a biblioteca da praia, já funciona desde o segundo dia do mês. Também na Moita, há uma caminhada na noite de sábado e uma aula de fitness na Marginal no domingo de manhã. A não perder.

Autarquia quer levar leitura aos parques e praias do concelho 
A Biblioteca do Parque vai estar aberta das 9:30h às 12:30h e das 16  às 20 horas, de segunda a sexta-feira. Naquele espaço, pode assistir a diferentes iniciativas de promoção do livro e da leitura ou simplesmente ler um livro ou um jornal debaixo de uma sombra. A Biblioteca do Parque disponibiliza também, aos seus utilizadores, jogos de mesa e jogos tradicionais.
A Biblioteca Estival voltou à Praia Fluvial do Rosário, no dia 2 de junho. Até 31 de agosto, pode encontrar, neste posto de leitura de verão, livros, revistas, jornais e jogos tradicionais e didáticos para toda a família.
“Fomentar o gosto pelo livro e pela leitura, bem como atrair novos leitores para as bibliotecas municipais” são os principais propósitos desta iniciativa, explica fonte da Câmara da Moita.
A Biblioteca Estival funciona de terça a sexta-feira, das 10  às 13 horas e das 14 às 18 horas e aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 14 horas ou das 14  às 19 horas consoante as marés.

Caminhada noturna no sábado
Uma “Caminhada à Beira Tejo Noturna” é a proposta da Câmara da Moita, para o serão de dia 16 de junho. Com concentração marcada para as 21:00h, junto aos Paços do Concelho, na Praça da República, na Moita, os participantes irão percorrer cerca de 7 Km, entre a Moita, o Gaio e o Rosário, com regresso à Moita, sempre com o Tejo como companhia.
Este passeio pedestre é integrado no NaturalMoita, um programa dirigido a toda a população, com o objectivo de fomentar a prática desportiva em harmonia com a natureza e incentivar as atividades físicas.
As inscrições para participar nesta caminhada noturna podem ser efetuadas na Divisão de Desporto da Câmara da Moita, através do telefone 210817007 ou do e-mail div.desporto@mail.cm-moita.pt.
Para participar, deverá utilizar roupa e calçado confortável e adaptado às condições climatéricas.

Fitness ao Ar Livre na Marginal no domingo
O Grupo Desportivo e Cultural dos Trabalhadores da autarquia da Moita conjuntamente com os ginásios “Body Gym” e “Rosa Choque” vão realizar, no dia 17 de junho, pelas 10 da manhã, na Avenida Marginal, na Moita, uma aula de “Fitness ao Ar Livre”.
Aeróbica e Zumba Fitness são as modalidades que vão animar esta aula. A Ginástica aeróbica é uma combinação de ginástica clássica com dança. É um treino dinâmico com movimentos rítmicos flanqueado com música motivadora. Zumba é uma aula de fitness dançada inspirada em movimentos e músicas latinas e internacionais que criam um sistema de fitness dinâmico, excitante e efetivo. Reúna os seus amigos e familiares e participe nesta iniciativa.

Paulo Jorge Oliveira 

Comentários