Governo adia decisão sobre aeroporto


Montijo será a alternativa mais provável

O grupo de trabalho criado para estudar solução complementar ao aeroporto da Portela pediu uma prorrogação do prazo para analisar melhor as alternativas e o Executivo aceitou.


Governo ainda não sabe onde os aviões vão aterrar...
Quando a comissão que está a avaliar os cenários de adaptação de um aeroporto militar à aviação civil foi criada, em Janeiro, foram concedidos 90 dias para que terminasse este trabalho. A entrega do estudo da solução Portela+1, que servirá de complemento ao aeroporto de Lisboa, acabou por ser adiada para Maio e, agora, voltou a ser prorrogada.
De acordo com fonte oficial do Ministério da Economia, o grupo de trabalho pediu um novo adiamento dos prazos. A tutela não esclareceu qual o intervalo de tempo solicitado desta vez. 
Esta decisão prendeu-se com o facto de a comissão ter decidido consultar mais entidades sobre este tema, nomeadamente o Instituto da Conservação da Natureza, e também com o “número elevado dos pedidos de audiência recebidos”, referiu fonte oficial do Ministério da Economia. 

Montijo e Sintra na linha da frente
Também a questão do investimento necessário para a transformação de um aeroporto militar está a ser reanalisada. Recorde-se que o secretário de Estado dos Transportes, Obras Públicas e Comunicações tinha avançado que o Governo pretendia limitar a 50 milhões de euros o esforço financeiro associado a este projecto.
O grupo de trabalho está a analisar cinco alternativas possíveis: Montijo, Alverca, Sintra, Monte Real e Beja. Estas duas últimas são as menos prováveis, sobretudo pela distância face a Lisboa. De entre as três primeiras opções, o Montijo tem sido referido como a plausível.

A solução Portela+1 foi recuperada pelo actual Executivo, depois de este ter decidido suspender a construção do novo aeroporto de Lisboa, no Campo de Tiro de Alcochete. Alguns especialistas defendem que a melhor alternativa seria começar a construir gradualmente nesta localização, mas a troika impôs ao Governo que aproveite uma infra-estrutura já existente.

Agência de Notícias 

Comentários