Barreiro não quer troika no concelho


O tempo de fazer mais com menos dinheiro e menos recursos

A Câmara do Barreiro concentra todos os projetos municipais em espaços próprios da autarquia como medida de contenção financeira perante as imensas dificuldades financeiras que o município atravessa, de maneira a que este não deixe de ser autossuficiente. Carlos Humberto de Carvalho, presidente, deixa bem claro de que é “preciso evitar que a troika invada o concelho, portanto têm sido criadas medidas para que o Barreiro consiga superar o défice orçamental”. No entanto o presidente está apreensivo quanto às ordens do Governo que obrigam à redução de dois terços de trabalhadores.

Carlos Humberto de Carvalho quer troika longe do Barreiro 

“Os funcionários trabalham com menos condições, mas é importante que continuem a resolver os problemas de sempre”, admite o presidente da Câmara do Barreiro. “A câmara prescindiu de recolher lixos aos domingos e feriados e deixou de ter forças de segurança no parque da cidade”, medidas que “vêm fazer com que a autarquia poupe milhões de euros e consiga reduzir as dívidas”, diz o autarca.
O Carlos Humberto de Carvalho diz que não há outra alternativa senão a de implementar medidas de contenção de custos. Carlos Humberto afirma estar consciente de que todas as decisões afetam a vida das pessoas mas, “analisando a perda de cinco milhões de euros de receitas no ano passado e o facto de não se ter despedido pessoas, tornam-se essenciais”. Para além da redução das receitas, “o aumento do IVA, da água e da eletricidade contribuem para agravar a situação da instituição”, revela o presidente da autarquia.

Dispensa de trabalhadores preocupa 
A câmara do Barreiro está apreensiva quanto às ordens do Governo que obrigam à redução de dois terços de trabalhadores e à gestão da câmara com menos 25 por cento das receitas. “Se o que a câmara recebe não dá para cobrir as despesas então geri-la com apenas 75 por cento exige muito esforço e cortes nas despesas, o que se reflete na redução de viaturas e equipamentos ao serviço da autarquia”, conclui o autarca.

Agência de Notícias 

Comentários