Segurança: Polícia faz detenções no distrito

PJ fez detenções hoje em Pinhal Novo... mas o crime continua  

Três indivíduos, com idades entre os 19 e os 28 anos, foram detidos em Pinhal Novo, no concelho de Palmela, esta quinta-feira pela Polícia Judiciária (PJ) de Setúbal por presumível autoria de um crime de roubo agravado, na forma tentado. No entanto, os assaltos continuam na zona. Esta semana, na Costa da Caparica, um casal de namorados foi ameaçado. E no Porto Alto e em Pinhal Novo duas mulheres, no mesmo dia, foram vítimas de carjacking.  

PJ prendeu três suspeitos de roubo e agressão, em Pinhal Novo 


 Em comunicado, a PJ informa que o crime ocorreu a 16 de janeiro no Pinhal Novo, tendo sido praticado com recurso a extrema violência. As vítimas de agressões deram entrada no Hospital de Setúbal, sendo que uma delas apresentava ferimentos na cabeça com hemorragia e outra uma fractura da mão esquerda.
Durante a investigação foram efectuadas duas buscas domiciliárias, das quais resultaram a apreensão de uma viatura ligeira, duas réplicas de arma de fogo, e outros objectos utilizados pelos assaltantes.
Os detidos, um indivíduo do sexo masculino e dois do sexo feminino, foram já presentes às autoridades judiciárias competentes, tendo a dois deles sido aplicada a medida de coacção de prisão preventiva e a outro a medida de apresentações periódicas na autoridade policial da zona de Pinhal Novo.

Detenções também em Setúbal

Também esta semana, na cidade de Setúbal, dois homens, com 26 e 27 anos e uma mulher de 34 anos, foram detidos pela PSP de Setúbal por suspeita de tráfico de droga.
A detenção, efectuada no seguimento de um inquérito sobre tráfico de estupefacientes, que aquela polícia estava a realizar de há uns tempos a esta parte, culminou com o cumprimento, às 2.30 horas de segunda-feira, de um mandado de busca domiciliária, a uma residência situada no largo Celestino Rosado Pinto, em Setúbal, onde a PSP deteve as três pessoas e apreendeu 46 doses de cocaína, 300 euros em dinheiro, um LCD, um computador portátil, um bastão extensível, e ainda alguns artigos em ouro, tais como três pulseiras, três anéis, um fio e dois pares de brincos.
Os indivíduos detidos foram ontem presentes a Tribunal para aplicação das medidas de coacção.

Carjacking em Pinhal Novo e Porto Alto

Duas mulheres foram vítimas de carjacking no mesmo dia 
Mas nem com estas detenções o crime abranda em todo o distrito e zonas envolventes. Segundo notícia do Correio da Manhã de hoje, uma jovem brasileira foi vítima de carjacking no Porto alto, concelho de Benavente. A jovem brasileira, 30 anos, foi cercada por quatro homens armados, que partiram os vidros do automóvel à coronhada - e a levaram para mais de uma hora de terror.
Às oito da noite, no Pinhal Novo, outra mulher foi vítima de carjacking, às mãos de quatro assaltantes.
No caso do Porto Alto, um dos assaltantes enfiou um saco na cabeça da jovem, que acabou abandonada perto de Torres Vedras. Seguiram viagem no seu BMW. O namorado alertou a GNR de Benavente, "estranhando a demora da vítima, e por ter descido à rua e visto vários vidros do carro partidos, bem como o auricular do telemóvel dela", contou fonte policial.
De imediato foi montado um dispositivo de localização do BMW. Cerca de duas horas depois do alerta, foi de novo o namorado da vítima a dizer à GNR que a companheira tinha dado sinais de vida. Estava em Aldeia Grande, Torres Vedras, onde fora abandonada pelos ladrões, que lhe levaram a viatura e 80 euros. Sobrou um Ipad que a quadrilha não quis.
Quase à mesma hora, mas agora no Pinhal Novo, Palmela, outra mulher era alvo de carjacking. Quatro homens armados com faca atacaram-na quando estacionava um Mercedes, obrigando-a a dar as chaves da viatura. O veículo foi detectado uma hora após o crime, estacionado numa rua da localidade da Jardia, no concelho de Montijo, apenas a 6km de Pinhal Novo.

Casal de namorados ameaçado na Costa da Caparica

Um dia antes, na Costa da Caparica, em Almada, um casal de namorados também foram atacados. Aqui, sem sucesso.
A tentativa de roubo ocorreu cerca da meia-noite, na avenida General Humberto Delgado. As vítimas, com idades entre os 20 e os 25 anos, namoravam dentro uma carrinha Renault Kangoo, quando, de repente, dois encapuzados rodearam a viatura. "Um deles empunhava uma pistola", disse uma fonte policial.
O casal de namorados foi ameaçado por alguns segundos com a arma de fogo através das janelas da viatura. No entanto, inexplicavelmente, os dois assaltantes pareceram ter perdido o interesse na viatura e fugiram. A GNR da Costa de Caparica tomou conta da ocorrência e reportou o caso à Polícia Judiciária de Setúbal.



Roubos de perfumes em Azeitão... com agressão
Roubar perfumes com recurso a violência 



Menos sorte teve a funcionária do Minipreço de Brejos de Azeitão.  Na terça-feira à tarde foi agredida por um homem armado, que conseguiu roubar vários artigos de perfumaria. O assalto ocorreu às 12h35, quando a mulher, com cerca de 40 anos, estava na caixa do supermercado.
Munido de arma de fogo, o ladrão ameaçou-a e agrediu-a. "Os óculos dele ainda se partiram, e com uma das lentes cortou-a no braço" explicou um funcionário. Depois de ferir a mulher, o assaltante dirigiu-se à secção de perfumaria, de onde retirou vários artigos e fugiu.
"O ladrão já está identificado. Temos videovigilância e ele não tinha a cara tapada", adiantou ainda o funcionário. O caso está em investigação pelas autoridades locais. 









Paulo Jorge Oliveira 

Comentários