Roteiros das Freguesias chegam ao fim

Autarcas saíram à rua para dialogar com populações

O Roteiro das Freguesias que decorreu no Barreiro entre 7 e 13 de fevereiro chegou ao fim. Em jeito de balanço Carlos Humberto de Carvalho, Presidente da Câmara do Barreiro, enumerou o conjunto de visitas realizado e afirmou que, embora do ponto de vista económico e financeiro não haja disponibilidade por parte do Município para apoiar há, indiscutivelmente, “vontade de em conjunto encontrarmos as soluções”. 
Roteiros das Freguesias levou autarcas à rua 


Caraterizando a Freguesia do Barreiro como ‘um núcleo central do Concelho’ com tradições fortes, uma vivência associativa muito marcada e um conjunto de equipamentos de grande importância, o Presidente da autarquia recordou que, neste Roteiro, foi possível visitar equipamentos das áreas da saúde, do apoio social e da educação.
“Visitámos pequenos comerciantes, e outros cujo volume de negócio é maior, visitámos coletividades e fizemos muitos contactos. O que se nota de mais significativo é, por um lado, a preocupação com a situação que se vive no País e na Região mas, por outro, também registámos que existe uma capacidade de intervenção no sentido de procurar alterar as coisas”.
Ao nível estratégico, Carlos Humberto de Carvalho considera muito importante continuar a estreitar laços com o Movimento Associativo, com as instituições, com os empresários e com as populações em geral. “Estamos numa fase do ponto de vista económico e financeiro, do País mas também do Poder Local e em concreto da Câmara do Barreiro que não nos permite responder a solicitações de apoio financeiro, mas em relação ao apoio de outra ordem, que se traduza em encontrar soluções e pensar em conjunto, para isso temos total disponibilidade”. 

O contato com a população
Dialogo para encontrar mais e melhores soluções 


As visitas da manhã ficariam completas, no Bairro das Palmeiras, com uma visita ao Centro de Animação Infantil Comunitário (CAIC) e ao Grupo Desportivo Operário “Os Vermelhos”.
Ao final da tarde, e com uma visita aos estabelecimentos comerciais existentes no Bairro das Palmeiras, a par de várias conversas com a população residente, o Roteiro ficaria concluído.
Genericamente, Carlos Humberto de Carvalho considerou que o momento atual não permite ‘fazer’ mas é ideal ‘para pensar’. Defendendo que é preciso “termos uma perspetiva de futuro em relação às coisas”, o Presidente da autarquia reiterou a sua vontade e disponibilidade para com todos trabalhar. “O que temos dito às instituições é que estamos disponíveis para com elas pensar, no sentido de encontrarmos as soluções mais adequadas para o seu futuro, para o futuro da freguesia e do Concelho. A nossa postura é de diálogo, de abertura e de disponibilidade”.
Ainda de acordo com o Presidente, “o Roteiro, e esta estadia que tivemos na freguesia do Barreiro, mais uma vez comprova a importância do diálogo e deste reencontro com as populações. O nosso objetivo é incentivar as pessoas dizendo-lhes que não podemos desistir e que é preciso encontrar novos caminhos para os problemas. Não se consegue fazer tudo hoje, mas vamos fazendo, dia após dia. O incentivo e o apoio são fundamentais para não nos deixarmos amedrontar e para contrariarmos, com dinamismo, a vontade de desistir”, concluiu o autarca barreirense.

Agência de Notícias  

Comentários