Protocolo entre municípios angolanos e Almada permite que meninos tenham escola

Almada ajuda meninos de Angola

Uma escola do ensino primário do primeiro ciclo, com capacidade para 378 alunos, foi inaugurada, quinta-feira, no bairro do Valódia , periferia da vila da Conda, província do Kwanza Sul, em Angola, construída no quadro do processo de geminação com a Câmara Municipal da Almada, anunciou ontem o jornal Angola Press. No protocolo de germinação, o município de Almada diz que irá construir quatro escolas naquele país africano. 



Almada vai construir quatro escolas em território angolano 

 De acordo com o jornal, a inauguração da referida escola coube ao vice governador do Kwanza Sul para área económica, Mateus de Brito, que destacou a importância da geminação entre a vila da Conda e Almada, no desenvolvimento social das comunidades, particularmente no domínio da educação, partilha de cultura, de experiência, numa rede de solidariedade e cooperação.
Mateus de Brito fez saber que da geminação existente desde 1997. “ Foram efetuadas várias ofertas para as crianças na província do Kwanza Sul, a capacitação dos quadros do Governo, sendo desta forma uma cooperação que muito contribui na materialização de projetos culturais, social e económico”, referiu o governador local. 
"Esta escola vai permitir que mais alunos sejam inseridos no sistema normal de ensino," disse o referido jornal.

 “Obrigado Almada”

Numa mensagem lida por um aluno, foi enaltecida a importância da instituição, cuja inauguração vai permitir com que as pessoas deixem de continuar a percorrer longas distâncias em busca do saber.
"Deixamos aqui o nosso compromisso de cuidarmos esta escola, para que sirva as gerações vindouras," realçou na mensagem.
O representante do bairro do Cangombe, Domingos Culembe Pinto, que agradeceu em nome da comunidade, instou o Governo a prosseguir com a reabilitação e construção de novas salas de aulas, para facilitar que as crianças possam estudar e desta forma e paulatinamente se resolver a questão do " alunos fora do sistema de ensino". 
Este ano ficam fora do sistema normal de ensino, nesta circunscrição, sete mil crianças por falta de professores e mais salas de aulas, diz o Angola Press. 
No município da Conda estão, este ano letivo, matriculados 19 mil 483 alunos do I ao II ciclo do ensino secundário, que serão instruídos por 593 professores, distribuídos em 270 salas de aula.

Almada garante construção de quatro escolas 

Em Angola ainda muitas crianças não têm escola

Desde de 1997 que a autarquia de Almada está germinada com este município de Angola e desde essa data que vários técnicos e responsáveis políticos do executivo “têm tomado contacto com a realidade local e com as necessidades existentes em Porto Amboim e Conda, nomeadamente em áreas como o saneamento básico, equipamentos escolares ou materiais de construção”, disse fonte da autarquia. 
Fazem parte do acordo de cooperação, entre outras coisas, a organização do Campeonato Desportivo Cidade de Almada em Porto Amboim; aquisição do equipamento para as oficinas de formação da paróquia; dinamização de contactos com empresas na área veterinária, com vista ao fornecimento regular de medicamentos à Associação de criadores de Gado de Porto Amboim; envio de livros e gramáticas para as escolas dos vários níveis de ensino; oferta de uma viatura de mercadorias, três triciclos motorizados para deficientes motores, um trator agrícola, um parque infantil, oito equipamentos informáticos e dicionários de Língua Portuguesa; construção de quatro escolas nos municípios Porto Amboim, Sumbe, Conda e Cela e promoção da geminação entre as escolas dos dois municípios.



Paulo Jorge Oliveira 

Comentários