Pela Política... PCP critica decisão do executivo da Junta de Marateca

Junta de Freguesia da Marateca retira Estrutura de Propaganda do PCP

Está aberta uma “guerra” entre o executivo da Junta de Freguesia da Marateca, no concelho de Palmela, e o principal partido da oposição, o PCP. Segundo os comunistas locais, a Junta de Freguesia mandou retirar uma estrutura de propaganda política do PCP do centro de Águas de Moura. “Uma atitude inaceitável, anti-democrática e ilegal”, referem os comunistas em comunicado. 
Junta da Marateca mandou tirar publicidade do PCP 


A Comissão de Freguesia da Marateca do PCP manifestou, em comunicado enviado ao ADN, o seu repúdio pela “retirada da estrutura de propaganda (MUPI) propriedade do PCP, no Largo de S. Pedro, em Águas de Moura por parte da Junta de Freguesia da Marateca (PS)”. Uma atitude, considerada de “ inaceitável, anti-democrática e ilegal, por parte dos comunistas”. 
O comunicado da Comissão de Freguesia do PCP vai mais longe e acusa Fernanda Esfola, presidente daquela autarquia eleita pelo PS, de não respeitar “a liberdade de expressão contida na Constituição da República e na Lei da Propaganda e atuando totalmente fora das suas competências”. A presidente acha que “pode ser ela a dizer quando e onde o PCP deve ter a sua propaganda”, dizem os comunistas. “Está redondamente enganada!”, apontam os dirigentes do principal partido de oposição naquela freguesia rural do concelho de Palmela. 

PCP quer reposição imediata da estrutura de propaganda 

“Sabemos que a propaganda do PCP incomoda o PS, porque é uma propaganda em defesa dos serviços públicos, da produção nacional, dos trabalhadores, do povo e do País e que rejeita na sua totalidade o pacto de agressão e submissão assinado pelo PS/PSD/CDS com a troika estrangeira”, disse fonte da Comissão de Freguesia ao ADN. 
“Não serão estes comportamentos arrogantes por parte da presidente da Junta de Freguesia da Marateca que impedirão o PCP de afirmar o seu projeto e as suas ideias, e para tal, utilizaremos os meios legais que entendermos úteis, adequados e necessários.
Os mais de 90 anos de história do PCP comprovam a sua capacidade de luta e resistência contra várias tentativas de silenciamento e censura”, afirmam os dirigentes comunistas. 
“A nossa convicção nos valores que defendemos não nos fará recuar perante nenhuma adversidade e aproveitamos desde já para exigir a colocação imediata e, no mesmo local, da estrutura de propaganda do PCP”, reivindica o comunicado do partido. 
Até ao momento, ainda não foi possível recolher a informação da Junta de Freguesia chefiada por Fernanda Esfola. 

Paulo Jorge Oliveira

Comentários