“Museu das histórias” incentiva à leitura e à partilha na Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal

Era uma vez...

Uma história de reis, rainhas, princesas e cavaleiros, contada por fantoches. Foi esta a proposta dos meninos e das meninas do ensino pré-escolar da Comporta, concelho de Alcácer do Sal, que estrearam assim o projeto “Museu das histórias”, a decorrer na Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal até ao final do presente ano letivo.


Meninos da Comporta partilham histórias de leituras 

No “museu”, deixaram dois dos fantoches, aos quais se juntou uma enorme gota recortada em papel, o contributo de uma das turmas do 4º ano da Escola Básica nº1 (Telheiros), que no mesmo dia apresentou uma dramatização da história “Menina gotinha de água”, percorrendo em poucos minutos todo o ciclo da água.
“Museu das histórias” é isso mesmo: uma troca de narrativas, personagens e objetos entre grupos de crianças de idades e origens diversas. Cada turma deixa um elemento representativo da sua participação neste museu recriado na sala de exposições da biblioteca, decorada para o efeito.
O objetivo é contribuir para a formação de leitores, levando as crianças e os jovens à descoberta de uma relação afectiva com o livro e incentivando a partilha desse momento com colegas de outras escolas e graus de ensino diferentes.
O projeto destina-se a toda a comunidade educativa, do pré-escolar ao 3º ciclo. Cada grupo de crianças, em conjunto com o professor responsável, pesquisa e seleciona um autor e uma história na biblioteca municipal ou na biblioteca da sua escola. Outra alternativa é criar a sua própria história.
Qualquer que seja a opção, a história é depois contada ou dramatizada numa sessão no Museu das histórias. Há, assim, uma troca de experiências entre as duas turmas que partilham cada uma destas sessões.
Deixam depois um testemunho no museu. A localização deste símbolo - nas prateleiras, nas paredes, no chão ou até pendurado nos candeeiros - será escolhida pela turma.
De uma forma mais específica, o projeto Museu de Histórias tem como metas incentivar o prazer de ler; desenvolver competências da escrita e da leitura; estimular a imaginação e a criatividade; garantir a todas as crianças as mesmas oportunidades no acesso aos livros; potenciar o desenvolvimento de condutas, hábitos e atitudes (respeito, partilha e cooperação).

Agência de Noticias 

Comentários