Moita não aprova projeto da Lusoponte

Moita diz não à ponte Barreiro/Montijo

Na última reunião da Câmara, esteve em discussão, entre outros temas, um parecer da Câmara Municipal da Moita sobre o novo eixo rodoviário de ligação do concelho do Barreiro à Ponte Vasco da Gama, proposta da Lusoponte, e o Programa Municipal de Percursos Pedonais e Clicáveis. O parecer da Câmara da Moita rejeita a proposta apresentada pela Lusoponte, sobre o novo eixo rodoviário de ligação do concelho do Barreiro à ponte Vasco da Gama.

Município da Moita  quer apostar em circuitos pedonais 


Apesar do Barreiro acolher a ideia, o parecer da autarquia da Moita é “negativo”. Isso porque o município chefiado por Rui Lobo acha que  “os ganhos potenciais da proposta da Lusoponte estão muito longe de compensarem as perdas que desde já se anteveem ao nível do ambiente e do ordenamento do território, não só naquilo que diz respeito ao concelho da Moita, mas também aos outros municípios da margem sul”.
A Câmara manifestará a sua disponibilidade para concertar eventuais soluções que tenham como princípios o enquadramento dos instrumentos de planeamento territorial em vigor ou em elaboração, como sejam o PROT-AML, o POE Tejo, o PGRH do Tejo ou o PRN.Programa Municipal de Percursos Pedonais e Cicláveis.
Tendo em conta a necessidade de investir e promover modos de deslocação mais sustentáveis, alternativos ao automóvel e em articulação com outros meios de transporte, foi apresentado na reunião de Câmara, o Programa Municipal de Percursos Pedonais e Cicláveis. Este Programa contempla uma série de medidas, que não se limitam à construção e instalação de infraestruturas (como a construção de percursos, instalação de parques de estacionamento de bicicletas, etc.), mas que visam também ações de incentivo, facilitação, discussão e pedagogia em torno da temática.

 30 mil euros de apoio à escola José Afonso

No âmbito do acordo de colaboração, estabelecido entre a Escola Básica de 2º e 3º ciclos José Afonso e a autarquia que define as condições de gestão e utilização do pavilhão da Escola Básica de 2º e 3º ciclos José Afonso, a Câmara da Moita deliberou transferir uma verba mensal no valor de 2 500 euros (um total de 30 000 euros anuais) à escola em questão, para fazer face aos custos com pessoal, consumos mensais de eletricidade, gás, água e à percentagem do tempo de utilização a que o pavilhão está afecto à Câmara Municipal. 

Apoio à integração de imigrantes

Na reunião, foi também aprovada a atribuição de uma verba ao Clube Desportivo Recreativo Ribeirinho, no valor de 900 euros, para apoiar a realização do 9º Corta-Mato do Vale da Amoreira, integrado no calendário do Atletismoita 2012.
O executivo aprovou ainda, na sequência da aprovação, pelo Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, IP, a candidatura da Câmara Municipal da Moita, através do Centro Local de Apoio à Integração do Imigrante da Moita – Vale da Amoreira, ao Programa “Promoção da Interculturalidade a nível Municipal – II Edição”.
 De salientar que o trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal da Moita, através do Centro Local de Apoio à Integração do Imigrante da Moita – Vale da Amoreira, tem como objetivo melhorar o processo de integração da população imigrante de países terceiros, recém-chegada ao município.  

Paulo Jorge Oliveira 

Comentários