Habitação: Crise instalou-se depois da expansão imobiliária

Alcochete lidera “campeonato” de entregas de casas ao banco

Alcochete e Sintra lideram, na área metropolitana de Lisboa, a lista dos municípios com mais imóveis devolvidos aos bancos como forma de saldar a dívida de crédito, de acordo com a estimativa da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP). Em 2011, foram devolvidos aos bancos 6900 imóveis, mais mil do que no ano anterior, o que representa um aumento de 18 por cento. 

Alcochete vive dias difíceis no setor da habitação


O caso de Alcochete destaca-se neste conjunto já que se trata de uma zona que conheceu uma explosão na oferta de casas após a construção da ponte Vasco da Gama, em 1998. Mais recentemente, um novo impulso foi dado com o projecto de construção de um novo aeroporto na Margem Sul.
O presidente da Câmara de Alcochete "lamenta a situação" e, apesar de não dispor de mais dados do que os divulgados pela APEMIP, atribui a presença neste ranking à crise que se instalou no sector, adianta Luís Franco.
As áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto são as mais afectadas por este fenómeno que reflecte a dificuldade crescente dos promotores imobiliários e das famílias em pagar as casas. Dos municípios mais atingidos, apenas três não pertencem a áreas metropolitanas, segundo os cálculos da APEMIP. Dezembro foi um dos piores meses em termos de entrega de casas.

Agência de Notícias 

Comentários