Explosão na Charneca da Caparica provoca três feridos

Explosão na Caparica faz três feridos e destrói várias casas

A explosão seguida de incêndio que ocorreu esta manhã num prédio de dois pisos na Charneca de Caparica, em Almada, deixou seis casas inabitáveis, disse o vereador da Protecção Civil de Almada, José Gonçalves. Além de dois feridos ligeiros, a explosão deixou o proprietário da casa com 90 por cento do corpo queimado e está em estado muito crítico no Hospital de S. José, em Lisboa.   
Explosão destrói por completo prédio de habitação  


O apartamento mais afectado foi aquele onde ocorreu a explosão, no primeiro andar direito do número 56 da Rua da Bela Vista, em Vale Fetal, que ficou completamente destruído. O proprietário, um homem de cerca de 45 anos que vivia sozinho, está internado na Unidade de Queimados do Hospital de São José, em Lisboa, e tem queimaduras em 90 por cento do corpo.
De acordo com informações do Centro Hospitalar de Lisboa Central, [que gere a Unidade de Queimados do hospital de São José] a evolução do seu quadro clínico “é reservada”.
Além deste ferido grave, a explosão – que se presume que tenha tido origem numa fuga de gás – provocou mais dois feridos sem gravidade, um homem e uma mulher que moravam no primeiro andar esquerdo do mesmo prédio. Também este apartamento, onde moravam no total seis pessoas, ficou sem condições de ser habitado.
A explosão destruiu ainda os dois apartamentos do rés-do-chão e outras duas habitações de um prédio ao lado.

Só uma família realojada

Segundo o assessor de imprensa da Câmara de Almada, Miguel Ribeiro, foram identificadas 32 pessoas mas “só uma criança e a mãe, que viviam no rés-do-chão, é que precisam de ser realojadas” num espaço da Segurança Social. 
“As outras pessoas que ficaram sem casa têm onde ficar alojadas temporariamente”, referiu. O ferido grave também terá que ser realojado, mas a questão ainda não se coloca uma vez que continua hospitalizado.

Onze prédios danificados
11 edifícios, várias viaturas e três feridos é o balanço da explosão  


As autoridades estão ainda no local a retirar os escombros do prédio. Os técnicos municipais estiveram durante toda a manhã a fazer o levantamento do número de prédios danificados e contabilizou pelo menos 11: além do edifício onde ocorreu a explosão e dos dois laterais, outros nove edifícios nas imediações apresentam estragos, desde janelas partidas a paredes rachadas.
“Pelo menos 30 veículos” que estavam estacionados na rua também foram afectados, acrescentou o porta-voz da autarquia.
Os peritos das empresas seguradoras estão no local para avaliar a dimensão dos estragos e a Polícia Judiciária continua a investigar as causas da explosão, mas tudo aponta para uma fuga de gás. O prédio tinha gás canalizado.

Agência de Notícias 

Comentários