Conselho Nacional do Partido Ecologista Os Verdes

“Os Verdes” reuniram-se em Setúbal 

O Conselho Nacional do PEV, Partido Ecologista Os Verdes, que esteve reunido este fim de semana, em Setúbal, está contra a "eliminação do feriado intermitente do Carnaval e de alguns feriados permanentes". O setor dos transportes – sobretudo o eventual despedimento de 22 por cento dos trabalhadores da Soflusa e Transtejo – e o fecho das oficinas ferroviárias do Barreiro também tiveram sobre “crítica” dos PEV. 

PEV reuniu-se em Setúbal para debater estratégia 


Os Verdes consideram "insuportável que o Governo tente fazer crer que o problema do país reside no facto dos portugueses trabalharem pouco" e, por isso, determine a eliminação de feridos, afirmam, em nota distribuída à comunicação social, após a realização daquela reunião.
"A produtividade do país não se gera pela eliminação de feriados, mas sim através de uma organização de trabalho motivadora para os trabalhadores, sustentada na sua formação e na modernização do aparelho produtivo", defende aquele órgão do PEV que na Assembleia da Republica têm dois deputados na coligação com o PCP. 
Detendo-se sobre o Carnaval, Os Verdes recordam que "esta celebração é, ela própria, uma fonte de dinamização económica em diversíssimas localidades do país, a qual o Governo, por via da decisão que tomou, contribui para diminuir".
"Num período de estrangulamento económico, esta decisão "torna-se ainda mais perversa", sublinham.

Plano Estratégico de Transportes nada resolve
 

Na mesma reunião, o PEV voltou a sublinhar para criticar severamente o objetivo do Plano Estratégico de Transportes. Na opinião do “Os Verdes”, o plano só traça a “penalização dos trabalhadores, do desmantelamento com vista à privatização, seja por via do seu encarecimento para os utentes, com os níveis absurdos de aumento dos preços dos títulos de transporte”. 
O setor dos transportes continua a ser, diz o PEV, “ o que mais tem aumentado no contributo para as emissões de gases com efeito de estufa, decorrente da utilização massiva do carro individual, e o que o Governo tem promovido é a fragilização da resposta dos transportes coletivos”. Uma realidade que poderá ser agravada se a restruturação dos transportes for a avante. 
“Essa realidade torna-se visível nas medidas implementadas ou a implementar na rede de transportes da península de Setúbal como, por exemplo, a abolição da paragem do intercidades na cidade de Setúbal e a eliminação do serviço regional para Algarve. Também no transporte fluvial a redução de 40 por cento das carreiras e horários da transtejo é bem revelador da forma como se degrada um serviço público determinante para garantir melhorias ambientais, sociais eeconómicos relevantes”, denuncia o partido ecologista.

Que futuro para as EMEF?
Os Verdes não aceitam Plano Estratégico de Transportes 


O PEV manifesta também a sua “grande preocupação com a intenção anunciada de encerramento da EMEF no Barreiro. Estas instalações de manutenção ferroviária têm condições privilegiadas, no seu equipamento e no know how dos seus trabalhadores, para a reparação do material circulante. Não se compreende como é que a eletrificação da linha do Sado não contemplou a eletrificação de mais uns singelos 300 metros que fariam a ligação à EMEF e promoveriam a possibilidade de reparação desta empresa do material e componente ferroviária eléctrica”.

Transtejo e Soflusa despedem “22 por cento” dos funcionários

O PEV manifesta também preocupação relativamente ao “despedimento de cerca de 22 por cento de trabalhadores, decorrente da fusão entre a Soflusa e a Transtejo, demonstrando-se que, no cômputo geral das empresas a fundir no setor dos transportes, estão milhares de postos de trabalho em causa, números nunca avançados pelo Governo, mas que, aos poucos, no contacto direto com os trabalhadores, o PEV vai conhecendo e que nos vai preocupando crescentemente”, conclui o partido.
O Congresso do Partido Ecologista “Os Verdes” terá lugar nos dias 18 e 19 de Maio de 2012, na área metropolitana de Lisboa. Falta saber o local.


Paulo Jorge Oliveira 

Comentários