Carnaval em Alcácer do Sal

Em Alcácer o primeiro desfile foi esta tarde  


Está tudo a postos para os desfiles de Carnaval de hoje e amanhã no concelho de Alcácer do Sal. São cerca de 1.400 participantes e duas dezenas de carros alegóricos participarão em dois desfiles, já hoje, na cidade de Alcácer do Sal, e no domingo, na vila do Torrão.
Alcácer do Sal optou por Carnaval bem português 


Os corsos têm início marcado para as 15 horas. Em Alcácer do Sal, o desfile começa junto à praça Pedro Nunes, seguindo pela avenida Marginal e avenida dos Aviadores, onde repete a volta. No Torrão, o desfile tem início, como é habitual, junto ao largo de S. Francisco, seguindo pela rua do Relógio, praça Bernardim Ribeiro, rua dos Cardins e rua da Estalagem, repetindo a volta, que termina no largo de S. Francisco.
O tema deste ano é a “Selva” e todas as suas diferentes interpretações: a selva urbana, a selva amazónica, a selva em que se transformou a sociedade de consumo actual, a selva como local de preservação de espécies em risco e refúgio de tribos esquecidas.
O Município volta a apoiar o movimento associativo e os grupos de cidadãos para fazer brilhar estas comemorações que enchem as ruas de gente e alegria.

Tradição retomada há seis anos

Os desfiles de Carnaval em Alcácer do Sal foram retomados há seis anos, depois de um interregno de década e meia. É uma forma de dinamizar o concelho, começando pelo movimento associativo, que elabora os seus próprios carros alegóricos, fatos e coreografias; passando pela população, que assiste aos desfiles, e passando pelo comércio, que vê as ruas cheias de gente e reforça a sua actividades nestes dias, mas também na venda dos produtos para conceber os carros e os fatos.
Outras características do Carnaval em Alcácer do Sal são ser inteiramente português e apresentar uma enorme abrangência etária: a título de exemplo, participam nos desfiles crianças desde os jardins-de-infância do concelho aos idosos dos lares aqui existentes.

Paulo Jorge Oliveira 

Comentários