Carnaval de Setúbal

Setúbal aposta em brincar com a Troika

Sol e frio prometem marcar presença nos desfiles carnavalescos, nas tardes de domingo e terça-feira. As entradas são livres e, antes da saída dos desfiles, haverá animação musical no auditório José Afonso, onde se encontra montada uma mini-feira de Carnaval. São cerca de meio milhar de foliões.

Avenida Luísa Todi recebe amanhã e terça desfiles de Carnaval  


A rua lateral ao largo José Afonso é o ponto de partida, agendada para as 16 horas de domingo e terça-feira, dos desfiles carnavalescos. Uma hora antes, no auditório daquele largo haverá um “aperitivo” à festa, servido através de animação musical muito própria do Carnaval. Não faltará o Samba e outros ritmos quentes para colocar tudo a dançar.
Os desfiles, apeados e sem a presença de carros alegóricos, [porque esses só saem há rua no Carnaval de verão, em julho] percorrerão, nas tardes de domingo e de terça-feira de Carnaval, a avenida Luísa Todi, entre o “José Afonso” e a rua lateral ao antigo Quartel de Infantaria 11.
Joana Batista e Tiago Mestre vão ser os Reis do Carnaval de Setúbal 2012, após eleição no espectáculo realizado na noite de sábado passado, no pavilhão dos Bombeiros Voluntários de Setúbal.
Diga-se que o Carnaval de Setúbal é uma organização conjunta da ACOES - Associação do Carnaval e Outros Eventos de Setúbal, Câmara Municipal (que apoia com 15 mil euros), Juntas de Freguesia do Concelho e do movimento associativo.
O Mercado do Livramento será a primeiro a desfilar, com 70 foliões, no largo José Afonso e avenida Luísa Todi, com o tema “Mitologia dos Mares.”
A segunda colectividade a desfilar é o Grupo Desportivo Fonte Nova, que leva 30 foliões ao corso, apoiados pelo tema “Padaria da Crise”.
Terceira a entrar no desfile carnavalesco é a Associação de Moradores do Bairro da Anunciada (AMBA) também com 30 foliões e o tema “As sardinhas entre nós”.
O Clube Recreativo Águias de São Gabriel escolheu o tema “Troikas & Troikinhos”, e promete entrar na festa com meia centena de foliões.
A defender o título de colectividade vencedora do certame em 2011, estará a União Desportiva e Recreativa das Pontes, a quinta a desfilar e inspirada pelo tema “Troika”.
Os Reis do Carnaval de Setúbal 
A última associação a desfilar perante o público no Largo José Afonso e avenida Todi será a Academia Cultural Teatro e Artes de Setúbal (ACTAS), que participa no desfile com 30 foliões, inspirados nos “Smurfs e Smurfinas”.
A estes grupos organizados juntam-se outros, espontâneos, de foliões ocasionais, na festa carnavalesca setubalense, transmitindo uma peculiar irreverência à festa.
Os desfiles carnavalescos contam ainda com a participação especial da fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Setúbal, do Clube de Motards de Setúbal, do Circo Nómada e do grupo de percussão africano Lazy Bones.

Carnaval volta no verão



À semelhança do que aconteceu pela primeira vez o ano passado, o Carnaval de verão voltará a ser uma realidade. Ainda sem data agendada, o evento deverá sair à avenida Luísa Todi no mês de julho. De acordo com o que Bruno Frazão, presidente da ACOES, ainda não se sabe se o certame será pago ou não. “Estamos a tentar -se um mecenas para patrocinar o Carnaval de verão. Se tal vier a confirmar-se, não haverá bilheteira, mas em caso contrário, terão de ser cobrados bilhetes de entrada no corso, que já contará com carros alegóricos,” explica o responsável.

Mais pequeninos desfilaram ontem na baixa

Ontem foi a vez dos foliões mais pequenos fazerem a festa maior

Os pagodes chineses do jardim de infância “O Côco” venceram o concurso infantil de fantasias do Carnaval de Setúbal 2012, realizado ontem, na Praça de Bocage, com a presença de meio milhar de crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo.
O grupo vencedor, composto por crianças, pais e avós, que se fizerem acompanhar por um grande dragão, mereceu a distinção do júri do concurso, que avaliou critérios como originalidade, criatividade e aproveitamento de materiais na confeção das máscaras.
Os lápis de cor do Jardim de Infância “O Girassol”, com o lema “Vamos colorir um mundo de direitos, obtiveram o segundo lugar, enquanto as crianças do jardim de infância “O Palhacinho”, com as fantasias de palhaços a fazer jus ao nome, ficaram com o terceiro prémio.
Além das distinções das melhores fantasias, todas as crianças dos estabelecimentos de ensino que participaram nesta iniciativa ganharam entradas para o circo.
A música carnavalesca e um insuflável ajudaram à festa da pequenada, que contou com jardineiros de “O Sonho”, índios do Infantário Popular do Bonfim, cartolas do “Bichinho de Conta” que desfilaram com a temática “Uma cartola catita faz Setúbal mais bonita”.
Na Praça de Bocage e nas ruas da Baixa, onde decorreu um desfile com todos os participantes, estiveram ainda fantasias variadas do Externato Casa Sant'Ana, de “Os Pinheirinhos” e do “Balão Mágico” e música de percussão da Academia Luísa Todi.
O desfile e concurso infantil, que integra o programa do Carnaval de Setúbal 2012, é organizado em parceria pela ACOES – Associação do Carnaval e Outros Eventos de Setúbal com a Câmara Municipal, juntas de freguesia e movimento associativo do Concelho.

Agência de Notícias 

Comentários