Carnaval de Sesimbra - Reportagem

Um Carnaval muito quente em Sesimbra

Milhares de pessoas encheram este domingo as ruas de Sesimbra para festejar o Carnaval mais brasileiro de Portugal. Samba, calor, bebida e muita animação foram ingredientes que não faltaram à festa. Quem gostou “curtiu” e promete voltar amanhã. A autarquia, no entanto, teme os efeitos colaterais da tolerância de ponto.

Cor, diversão e alegria deram vida ao Carnaval de Sesimbra

“Até parece que estamos numa Avenida qualquer do Rio de Janeiro. Há sol, céu azul, praia e muita cerveja”, dizia uma visitante do Carnaval de Sesimbra aos microfones de uma das televisões.
De facto, o dia ajudou e o sol morno atraiu milhares à praia da Califórnia. “Hoje é para sambar todo o dia. Durante o desfile a bebida é pouca, vou só beber um whisky para aquecer. Depois é que a festa vai ser bem regada”, contava uma brasileira que reside na localidade. “Comecei a sambar há dois anos e meio, quando vim para Portugal e, desde então, tenho participado sempre no desfile”, explica.
O Carnaval de Sesimbra atrai pessoas de todo o País e, de acordo com a vereadora Felícia Costa, o evento leva à vila cerca de 20 mil pessoas por dia. O desfile conta com cerca de 1500 participantes e sete carros alegóricos.
“Gostamos muito de Sesimbra e passamos sempre cá o Carnaval. Trouxemos os nossos filhos e a festa tem de ser mais calma. Contudo esta é uma boa oportunidade para lhes ensinar o espírito do Carnaval”, contava um homem que viajou de Lisboa e trouxe a mulher e os três filhos.
Houve muita sensualidade

Também aos microfones de uma televisão, em direto, Filipe Ruas deixou a sua terra rica em tradições carnavalescas – Torres Vedras – para vir se “divertir” para Sesimbra. “Em Torres é sempre do mesmo e só vejo mastronços. Deixo a minha terra para vir para cá divertir-me, beber uma cerveja e ver o desfile e as dançarinas”. De muito mais perto, Setúbal, as irmãs Andreia e Ana Filipa vieram para Sesimbra “curtir a folia e o sol”. E, pelo que disseram, “está muito bom. Há gente bonita, gente divertida e pessoas engraçadas. Apetece ‘curtir’ em Sesimbra”.
À semelhança da preocupação demonstrada pelas organizações de outros desfiles, também em Sesimbra se teme que a ausência de tolerância de ponto possa afectar o desfile. “Receio que o Carnaval possa ser afectado, vamos esperar que não seja. No entanto, isso é o mais provável”, assume Felícia Costa, vereadora da Câmara de Sesimbra.
A festa em Sesimbra prossegue até terça-feira, dia em que está marcado outro desfile, às 14h30.

Agência de Notícias 

Comentários